Pumptrack em Barra Mansa – RJ

Conversamos com o “Fred” Gadoni de Barra Mansa-RJ, sobre o novo Pumptrack que ele construiu na cidade.

O projeto é do Frederico Gadoni, piloto de DH de 29 anos, Gerente de loja no dia-a-dia e que mora em Barra Mansa, uma pequena cidade que fica a 50km da divisa RJ-SP.
Fred se envolveu com bike durante toda sua vida e já pedalou em diversas modalidades do ciclismo.
Anda de Downhill a 7 anos e tenta estar sempre presente nos Campeonatos, principalmente no Carioca e etapas importantes Brasil a fora.

pump1

Como foi a ideia de montar um pumptrack em sua cidade?
Com a troca do Governo na cidade, fui na Secretária de Esportes conversar com o pessoal na intenção de conseguir ajuda para reformar a área de um Dirt Jump que eu tinha e cuidei por 6 anos.
Conversando com o Secretário Cristiano Vieira, ele achou inviável dar o suporte necessário que precisávamos para aquele local, mas surgiu interesse e resolveu me ajudar na criação de uma nova pista, num novo lugar.
Assim conseguimos um espaço dentro de um parque no Centro da cidade, que era perfeito para um Pumptrack, uma pista que eu já tinha planos de construir.
Começamos a trabalhar na liberação para a entrada de terra, que era mais complicado do que liberar o espaço em si. Mas conseguimos!
Quando deram conta, já tinham cerca de 200 caminhões de terra no local pra gente trabalhar. Juro que fiquei emocionado. Foi uma conquista muito importante pra gente.

pump2

Onde fica esse Pumptrack?
Chegando no Centro de Barra Mansa não tem errada.
É no Parque da Cidade, Antigo Quartel. Todo mundo conhece. Essa é a melhor referência para chegar facilmente lá.

pump5

Como funciona o pumptrack de Barra Mansa?
O projeto envolve um pumptrack e um mini bicicross. O pumptrack já está em fucionamento e pode andar a qualquer hora se o terreno estiver seco, pois com acúmulo de água da chuva em alguns trechos, tem que esperar secar para não danificar os obstáculos.
A Guarda Municipal faz a segurança do local e libera a entrada para o rolé somente com capacete e apresentação de documento. O bom disso é que evita problemas, presença de baderneiros e torna o local interessante para pais deixarem seus filhos frequentarem.

pump6

Quais os pontos positivos que conseguiram com essa nova pistinha na cidade?
A pista foi uma novidade muito grande para a cidade, pois além de um local para a prática dos que já andam de bike, chamou a atenção de diversas pessoas que querem começar a praticar o esporte.
A galera que anda já está ciente dos benefícios de andar em Pumptrack, sabem como ele ajuda a pilotagem nos outros tipos de pistas, como desenvolve técnica e preparo físico também.
Os novos acham interessante porque começa como uma brincadeira, visto que a pista pra começar a andar, não exige bicicleta específica, nem cobra muito do tipo físico do piloto.
Com isso esperamos ajudar cada vez mais o esporte a crescer, não só em nossa cidade, mas também no país, mostrando a importância de ter uma pista dessa em cada canto do Brasil.

pump7

Sua cidade tem outros tipos de pistas?
Não! Barra Mansa sempre foi muito carente de pistas de bike.
Às vezes falta local ou mesmo estrutura. Não temos outras pistas no momento, mas um Pumptrack é fácil de construir e cabe em qualquer lugar, é um ótimo começo, então estamos juntando a galera, cada um montando suas bikinhas e indo pra lá andar sem compromisso, conversar, treinar, unindo o pessoal. Cada um tem seu objetivo!
E a galera da cidade que anda de Downhill também está tirando proveito da pista para garantir um bom preparo fisico.

pump4

Existe plano para a construção de outras pistas então?
Eu estou sempre com projetos em mãos oferecendo o melhor do nosso esporte para a região, sendo Pumptrack, DH, Dirt, enfim estamos aí pra somar com os interessados e o governo quando o assunto é beneficiar a bike e seus praticantes. Sempre que tiver oportunidade vou estar fazendo um pumptrack novo, uma linha de Dirt, ou quem sabe uma pista de DH.

pump3

Fred, fique à vontade para mandar um recado pra galera do DHBrasil:
Muito obrigado pelo espaço. Fico muito feliz de fazer parte desse trabalho maravilhoso que começou com o Pumptrack.com.br.
Estou à disposição para o que precisarem e aguardo a visita de quem estiver afim de conhecer o local e dar um rolé com a galera de Barra Mansa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.