Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Aprendendo à Escrever
Fórum DH Brasil > Fora de Foco > Off-Topic
Páginas: 1, 2
Forsaken
1. Deve evitar ao m?x. a utiliz. de abrev., etc.

2. ? desnecess?rio fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal pr?tica adv?m de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcis?stico.

3. Anule alitera??es altamente abusivas.

4. n?o esque?a as mai?sculas no inicio das frases.

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6. O uso de par?ntesis (mesmo quando for relevante) ? desnecess?rio.

7. Estrangeirismos est?o out; palavras de origem portuguesa est?o in.

8. Evite o emprego de g?ria, mesmo que pare?a nice, sacou??... ent?o valeu!

9. Palavras de baixo cal?o, porra, podem transformar o seu texto numa merda.

10. Nunca generalize: generalizar ? um erro em todas as situa??es.

11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repeti??o da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

12. N?o abuse das cita??es. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros n?o tem ideias pr?prias".

13. Frases incompletas podem causar

14. N?o seja redundante, n?o ? preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto ?, basta mencionar cada argumento uma s? vez, ou por outras palavras, n?o repita a mesma id?ia v?rias vezes.

15. Seja mais ou menos espec?fico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontua??o corretamente o ponto e a v?rgula pois a frase poder? ficar sem sentido especialmente ser? que ningu?m mais sabe utilizar o ponto de interroga??o

19. Quem precisa de perguntas ret?ricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar ? cem milh?es de vezes pior do que a modera??o.

22. Evite mes?clises. Repita comigo: "mes?clises: evit?-las-ei!"

23. Analogias na escrita s?o t?o ?teis quanto chifres numa galinha.

24. N?o abuse das exclama??es! Nunca!!! O seu texto fica horr?vel!!!!!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreens?o da id?ia nelas contida e, por conterem mais que uma id?ia central, o que nem sempre torna o seu conte?do acess?vel, for?am, desta forma, o pobre leitor a separ?-la nos seus diversos componentes de forma a torn?-las compreens?veis, o que n?o deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, h?bito que devemos estimular atrav?s do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para n?o estrupar a l?ng?a portugu?za.

27. Seja incisivo e coerente, ou n?o.

28. N?o fique escrevendo (nem falando) no ger?ndio. Voc? vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambig?idade, com certeza voc? vai estar deixando o conte?do esquisito, vai estar ficando com a sensa??o de que as coisas ainda est?o acontecendo. E como voc? vai estar lendo este texto, tenho certeza que voc? vai estar prestando aten??o e vai estar repassando aos seus amigos, que v?o estar entendendo e v?o estar pensando em n?o estar falando desta maneira irritante.

29. Outra barbaridade que tu deves evitar ch?, ? usar muitas express?es que acabem por denunciar a regi?o onde tu moras, carajo! ..nada de mandar esse trem...vixi..entendeu bichinho?

30. N?o permita que seu texto acabe por rimar, porque sen?o ningu?m ir? ag?entar j? que ? insuport?vel o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.
RafaelGC
hahahahhah MTO BOA!
P3dro dh rj
HEIAUHEIAHIUAH foda demais
Intencivo
utilidade publica!
muito bom o texto.
GuNKiLLaH
"Q bon q axxxxim podi iscreve"
DuuNHa
HuiahUIahUIahUIah

Muito bom!
defunto
hauhauhau correto!
Recomendo fortemente este t?pico para algumas pessoas aqui no f?rum.
Yaaa
tinha que ser fixo
ahuihihauiahaiuahiuh
Val
yaaa Postado em Ontem, 08:08 PM
tinha que ser fixo
ahuihihauiahaiuahiuh

Tbm acho.
Utilidade publica!
Ja eh!
Mafú
a galera tb preciza evitah u miguxes p tornah u textu kompreensiveu a todus
Yaaa
QUOTE(Val @ Mar 6 2008, 09:37 AM) [snapback]170894[/snapback]
Tbm acho.
Utilidade publica!
Ja eh!

ahahahaa vamos ver se funciona!
Rafael M5
Eu acho perca de tempo... mas vamos l?.
? outra gera??o... totalmente aculturada... Se acham a "gera??o da inform?tica" mas mais da metade n?o sabe nem se quer onde fica um acento ou um ponto no teclado.
Se pedir pra escrever manuscrito ent?o... a? lascou...
Tem horas que realmente se tornam incompreens?veis. Azar o deles... huahuauhahuauhauha
Eu me fa?o entender.
Mafú
QUOTE(Rafael M5 @ Mar 13 2008, 03:51 PM) [snapback]172291[/snapback]
Eu acho perca de tempo... mas vamos l?.
? outra gera??o... totalmente aculturada... Se acham a "gera??o da inform?tica" mas mais da metade n?o sabe nem se quer onde fica um acento ou um ponto no teclado.
Se pedir pra escrever manuscrito ent?o... a? lascou...
Tem horas que realmente se tornam incompreens?veis. Azar o deles... huahuauhahuauhauha
Eu me fa?o entender.

-- perda.
-- aculturada seria a pessoa sem cultura, ?ndios por exemplo, que absorvem a cultura de outros.
-- "mas" deve ser precido de v?rgula, pois divide a frase para expressar uma id?ia alternativa.
-- sequer ? uma palavra ?nica
-- "escrever manuscrito" ? redund?ncia. Manuscrito j? se escreve. Nesse caso escrever ? m?o.
-- tornam-se

Voc? se fez entender, mas ainda tem uns pecados. rsrsrsrs

QUOTE(Maf? @ Mar 13 2008, 04:46 PM) [snapback]172307[/snapback]
-- perda.
-- aculturada seria a pessoa sem cultura, ?ndios por exemplo, que absorvem a cultura de outros.
-- "mas" deve ser precedido de v?rgula, pois divide a frase para expressar uma id?ia alternativa.
-- sequer ? uma palavra ?nica
-- "escrever manuscrito" ? redund?ncia. Manuscrito j? se escreve. Nesse caso escrever ? m?o.
-- tornam-se

GuNKiLLaH
QUOTE(Maf? @ Mar 13 2008, 04:47 PM) [snapback]172307[/snapback]

N?o seria: Existem alguns pecados?

E o que seria RSRSRSRS. o mesmo que HEHEHEHEHE???
Yaaa
QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 13 2008, 11:37 PM) [snapback]172403[/snapback]

oque realmente significam eu n?o sei, mas olha... que isso irrita, aaaahh irrita muito !
Dhiogo

RSRSRSRSRSRS = Risada para alguns.
HEHEHEHEHEHE = Risada do Pica-pau.
Mafú

Existem alguns pecados d? um sentido gen?rico.
Poderia ser "...tens alguns pecados...", mas soaria um pouco exagerado para a linguagem informal do f?rum.

QUOTE(yaaa @ Mar 15 2008, 10:17 PM) [snapback]172692[/snapback]
oque realmente significam eu n?o sei, mas olha... que isso irrita, aaaahh irrita muito !

Quanto ao "rsrsrsrsrs" e o "hehehehehehe" s?o representa??es de sons produzidos pelo ser humano n?o enquadrados na fala e que, portanto, n?o podem ser expressos pela gram?tica convencional.
Nesse caso espec?fico procura-se representar risos.
S?o intitulados interjei??es, via de regra representados gramaticalmente pela repeti??o de letras, s?labas ou mesmo combina??o delas.
Quando fazemos o mesmo tipo de representa??o em rela??o aos sons da natureza, chamamos de onomatop?ia.
Como exemplo, temos "miau" para o som produzido pelos gatos e o "auau" para o som produzidos pelos c?es.
Agora deixem de ser chatos e vamos falar de bike.
GuNKiLLaH
QUOTE(Maf? @ Mar 17 2008, 10:09 AM) [snapback]172804[/snapback]
Quando fazemos o mesmo tipo de representa??o em rela??o aos sons da natureza, chamamos de onomatop?ia.
Como exemplo, temos "miau" para o som produzido pelos gatos e o "auau" para o som produzidos pelos c?es.
Agora deixem de ser chatos e vamos falar de bike.

Em ingles os cachorros latem WOOF WOOF

E chato foi tu que foi corrigir o Rafael! tongue.gif

E concordo, vamos ser menos chatos e falar de bikes.
victorDH
N?o precisa de todas essas regras, s? de conseguir entender o que algumas pessoas escrevem aqui, j? estaria ?timo!
Intencivo
tem gente que ainda nao leu esse topico
Thiago
Eu não faço esse som "rsrsrs" hehe!
O que eu não entendo é o seguinte:
se RS já significa RISOS, pra que tantos RS juntos?
Mafú
A propósito, sem querer ser chato, mas já sendo, o título do tópico também está com uma erro de português.
Quem se habilita?
rєиαи вαcєllαr (Guada)
QUOTE(Maf? @ 13/03/2008 - 16:47) [snapback]172307[/snapback]
[color=#FF0000]i
aculturada seria a pessoa sem cultura, indios por exemplo, que absorvem a cultura de outros.

pera ai pera aii!! como assim indios não tem cultura??? quer falar mal do que os outros fala e acabou falando besteira... os brancos europeus que destruiram, na verdade abalaram a cultura indigena, mas ela existe ate hoje.

dê uma lida nesse site aqui para voce almentar sua cultura!

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm
rєиαи вαcєllαr (Guada)
Pós scriptum: perdão por esse erro do post acima, mas venho aqui corrigi-lo

quer falar mal do que os outros falam e acabou falando besteira...
rєиαи вαcєllαr (Guada)
QUOTE(Mafú @ 22/04/2008 - 10:51) [snapback]175483[/snapback]
A propósito, sem querer ser chato, mas já sendo, o título do tópico também está com uma erro de português.
Quem se habilita?

eu me habilito!
graduated.gif
o erro está no uso indevido de letra maiúscula no meio de frase.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
QUOTE(Maf? @ 13/03/2008 - 16:47) [snapback]172307[/snapback]

-- tornam-se

se tornam está certo, só não está respeitando a norma culta da escrita que seria o que voce colocou, tornam-se!

tem outros pecados seus também quer ver...

o SEUQUER dele está correto, vou dar dois exemplos para voce ver!

1- ELE CAIU DA BICICLETA E SEQUER SOFREU UM ARRANHÃO.

2- VOCE PRECISA TRABALHAR SE QUER COMPRAR SUA BICICLETA.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
corrigindo o post acima

o SEQUER dele NÃO está correto, ELE QUIS EXPRESSAR A IDEIA DA PRIMEIRA FRASE MAS USOU A FORMA DA SEGUNDA!

1- ELE CAIU DA BICICLETA E SEQUER SOFREU UM ARRANHÃO.

2- VOCE PRECISA TRABALHAR SE QUER COMPRAR SUA BICICLETA.

voce também disse acima que HEHEHEHE E RSRSRS são interjeições, e não são

ta aqui o que são interjeições, http://pt.wikipedia.org/wiki/Interjei%C3%A7%C3%A3o

na verdade HEHEHE E RSRSRS são onomatopéias

agora vamos ver o que são onomatopéias,

A palavra onomatopeia (em Portugal) ou onomatopéia (no Brasil) Designa expressões ou palavras cuja sonoridade imita a voz , ruídos de objetos ou animais.

Ao dizermos que um grilo faz "cricri" ou que batemos à porta e fazemos "toc toc", estamos a utilizar onomatopéias. Aristófanes, na sua peça "As rãs", faz uso de determinadas palavras que, no grego original, pretendem imitar o som desses animais - usa, portanto, uma figura retórica que é também de carácter onomatopeico.

hehehehe é o som que se faz quando rimos!

SOU CHATO MESMO!! =P
Mafú
QUOTE(rєиαи  @ 22/04/2008 - 15:33) [snapback]175587[/snapback]
pera ai pera aii!! como assim indios não tem cultura??? quer falar mal do que os outros fala e acabou falando besteira... os brancos europeus que destruiram, na verdade abalaram a cultura indigena, mas ela existe ate hoje.
dê uma lida nesse site aqui para voce almentar sua cultura!

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm

Você está certo, mas eu me referia à cultura de civilização e de urbanismo. e não à cultura no seu sentido genérico, que engloba tradições enraizadas.
Por isto que é costume referência aos índios que estudam, possuem rádios, tvs e etc, como aculturados.

QUOTE(rєиαи  @ 22/04/2008 - 15:38) [snapback]175589[/snapback]
eu me habilito!
graduated.gif
o erro está no uso indevido de letra maiúscula no meio de frase.

A resposta está... errada!
O uso da letra maiúscula no meio da frase, nesse caso, se justifica por se tratar de um título que dá nome ao tópico e portanto pode ser escrito com as primeiras letras das palavras em maíúsculo.
O erro está no uso indevido da crase.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
QUOTE(Mafú @ 22/04/2008 - 16:09) [snapback]175597[/snapback]
A resposta está... errada!
O uso da letra maiúscula no meio da frase, nesse caso, se justifica por se tratar de um título que dá nome ao tópico e portanto pode ser escrito com as primeiras letras das palavras em maíúsculo.
O erro está no uso indevido da crase.

no meu computador não aparece a letra acentuada, aparece uma interrogação! não sei dessa historia de "título que dá nome ao tópico", vou procurar saber mais sobre isso ai venho aqui expor minhas conclusões! que eu saiba está errado, e quem fazia isso, eram os parnasianos...
GuNKiLLaH
Não precisa ter o portugues 100%, apenas não iscrever axxim pra q os outrs poçam interde uke vc ta krnd flar.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
eu sei q o objetivo do topico é esse, mas fiquei meio pasmo com algumas coisas q o Mafú escreveu!
Amarante
Ta ai professor forsaken dando a real..................mto boa kra
Mafú
O melhor de tópicos como esse não é definir quem está certo ou quem está errado, mas despertar o interesse pelo nosso idioma.
Um pouco de provocação fez com a galera pesquisasse na net como escreve, como se classifica, como se acentua e etc.
Eu realmente errei quando afirmei que "rsrsrs" era interjeição porque, por analogia, como representa um som produzido pelo ser humano, não seria onomatopéia que representa os sons da natureza.
Parabéns ao Ren por seu interesse e pesquisa.
Só um alerta: cuidado com as informações da Wikipedia. Qualquer um pode inserir ou acrescentar um termo lá.
Acabei de acrescentar DH no Wikipédia.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
QUOTE(Mafú @ 19/05/2008 - 14:09) [snapback]182256[/snapback]
O melhor de tópicos como esse não é definir quem está certo ou quem está errado, mas despertar o interesse pelo nosso idioma.
Um pouco de provocação fez com a galera pesquisasse na net como escreve, como se classifica, como se acentua e etc.
Eu realmente errei quando afirmei que "rsrsrs" era interjeição porque, por analogia, como representa um som produzido pelo ser humano, não seria onomatopéia que representa os sons da natureza.
Parabéns ao Ren por seu interesse e pesquisa.
Só um alerta: cuidado com as informações da Wikipedia. Qualquer um pode inserir ou acrescentar um termo lá.
Acabei de acrescentar DH no Wikipédia.

o som que nós emitimos é um som da natureza, a natureza como um todo, não só as coisas orgânicas, mas o ambiente em que vivemos!

você é professor? eu sei bastante porque estou no 3° ano do EM, e pretendo fazer publicidade e letras, então gosoto muito da nossa língua e sou um leitor assíduo tanto de obras literárias de grande nome quanto de livros de escritores que estão surgindo agora! fora as revisões que o último ano da escola sempre rola!
rєиαи вαcєllαr (Guada)
ERRATA DO POST #34

GOSTO

NÃO SIGO A NORMAL CULTA DA ESCRITA AQUI NO FÓRUM
Leandro
QUOTE(Thiago @ 14/04/2008 - 23:21) [snapback]173876[/snapback]
Eu não faço esse som "rsrsrs" hehe!
O que eu não entendo é o seguinte:
se RS já significa RISOS, pra que tantos RS juntos?

Não senhor, RS = Rio Grande do Sul lolzyt7qu5.png

Barbaridade Tchê cadê meu Tererê?¿ yammer0ko.gif

parabens pelo tópico graduated.gif

TFR34C.gif
Mafú
QUOTE(rєиαи  @ 19/05/2008 - 21:50) [snapback]182395[/snapback]
o som que nós emitimos é um som da natureza, a natureza como um todo, não só as coisas orgânicas, mas o ambiente em que vivemos!

você é professor? eu sei bastante porque estou no 3° ano do EM, e pretendo fazer publicidade e letras, então gosoto muito da nossa língua e sou um leitor assíduo tanto de obras literárias de grande nome quanto de livros de escritores que estão surgindo agora! fora as revisões que o último ano da escola sempre rola!

Não, não sou professor.
Apenas gosto das particularidades do Português.
E olha que no colégio eu não ia bem na matéria.
Na minha época de curso médio, o estudo do Português era muito baseado na gramática.
As provas de concursos eram quase que totalmente em cima de regras gramaticais.
Hoje são mais baseadas em compreensão de textos e se trabalha mais nos textos que na teoria da língua.
Pra mim, isto foi um enorme ganho pedagógico.
Quem quiser estudar Português hoje, precisar ler.
Desenvolvendo o hábito da leitura você já consegue mais de meio caminho para fazer as provas atuais de vestibular e concursos.
É uma pena que a garotada se dedique tanto a criar dialetos e deixe de aproveitar o campo de expressão que nossa língua oferece.
Parabenizo a todos que postaram aqui e mostraram interesse por este elemento fundamental de nossa cultura.
Valeu.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
QUOTE(Mafú @ 20/05/2008 - 09:04) [snapback]182486[/snapback]
Não, não sou professor.
Apenas gosto das particularidades do Português.
E olha que no colégio eu não ia bem na matéria.
Na minha época de curso médio, o estudo do Português era muito baseado na gramática.
As provas de concursos eram quase que totalmente em cima de regras gramaticais.
Hoje são mais baseadas em compreensão de textos e se trabalha mais nos textos que na teoria da língua.
Pra mim, isto foi um enorme ganho pedagógico.
Quem quiser estudar Português hoje, precisar ler.
Desenvolvendo o hábito da leitura você já consegue mais de meio caminho para fazer as provas atuais de vestibular e concursos.
É uma pena que a garotada se dedique tanto a criar dialetos e deixe de aproveitar o campo de expressão que nossa língua oferece.
Parabenizo a todos que postaram aqui e mostraram interesse por este elemento fundamental de nossa cultura.
Valeu.

falou tudo agora!

worshippy.gif
Mafú

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Por: Marília Mendes

Alfabeto

Nova Regra:
O alfabeto é agora formado por 26 letras

Regra Antiga:
O 'k', 'w' e 'y' não eram consideradas letras do nosso alfabeto.

Como Será:
Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano

Trema

Nova Regra
Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano

Regra Antiga
agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio, frqüência, freqüente, eloqüência, eloqüente, argüição, delinqüir, pingüim, tranqüilo, lingüiça

Como Será
aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, frequente, eloquência, eloquente, arguição, delinquir, pinguim, tranquilo, linguiça.

Acentuação

Nova Regra
Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas

Regra Antiga
assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panacéia, Coréia, hebréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico

Como Será
assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico

obs: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.

obs2: o acento no ditongo aberto 'eu' continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.

Nova Regra
O hiato 'oo' não é mais acentuado

Regra Antiga
enjôo, vôo, corôo, perdôo, côo, môo, abençôo, povôo

Como Será
enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençoo, povoo

Nova Regra
O hiato 'ee' não é mais acentuado

Regra Antiga
crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, revêem

Como Será
creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem

Nova Regra
Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas

Regra Antiga
pára (verbo), péla (substantivo e verbo), pêlo (substantivo), pêra (substantivo), péra (substantivo), pólo (substantivo)

Como Será
para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)

Obs: o acento diferencial ainda permanece no verbo 'poder' (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo - 'pôde') e no verbo 'pôr' para diferenciar da preposição 'por'

Nova Regra
Não se acentua mais a letra 'u' nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de 'g' ou 'q' e antes de 'e' ou 'i' (gue, que, gui, qui)

Regra Antiga
argúi, apazigúe, averigúe, enxagúe, enxagúemos, obliqúe

Como Será
argui, apazigue,averigue, enxague, ensaguemos, oblique

Nova Regra
Não se acentua mais 'i' e 'u' tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo

Regra Antiga
baiúca, boiúna, cheiínho, saiínha, feiúra, feiúme

Como Será
baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume

Hífen
Nova Regra
O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas

Regra Antiga
ante-sala, ante-sacristia, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-romântico, arqui-rivalidae, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, extra-sístole, extra-seco, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, semi-sintético, supra-renal, supra-sensível

Como Será
antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirromântico, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrarregimento, extrassístole, extrasseco, infrassom, inrarrenal, ultrarromântico, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível

obs: em prefixos terminados por 'r', permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-racional, super-realista, super-resistente etc.

Nova Regra
O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal

Regra Antiga
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático, semi-embriagado, semi-obscuridade, supra-ocular, ultra-elevado

Como Será
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizabem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiautomático, semiárido, semiembriagado, semiobscuridade, supraocular, ultraelevado.

Obs: esta nova regra vai uniformizar algumas exceções já existentes antes: antiaéreo, antiamericano, socioeconômico etc.

Obs2: esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por 'h': anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo etc.

Nova Regra
Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.

Regra Antiga
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus, microorgânico

Como Será
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico

obs: esta regra foi alterada por conta da regra anterior: prefixo termina com vogal + palavra inicia com vogal diferente = não tem hífen; prefixo termina com vogal + palavra inicia com mesma vogal = com hífen

obs2: uma exceção é o prefixo 'co'. Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal 'o', NÃO utliza-se hífen.

Nova Regra
Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição

Regra Antiga
manda-chuva, pára-quedas, pára-quedista, pára-lama, pára-brisa, pára-choque, pára-vento

Nova Regra
mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa, parachoque, paravento

Obs: o uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgião, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.

Observações Gerais

O uso do hífen permanece:

Em palavras formadas por prefixos 'ex', 'vice', 'soto'
ex-marido, vice-presidente, soto-mestre

Em palavras formadas por prefixos 'circum' e 'pan' + palavras iniciadas em vogal, M ou N
pan-americano, circum-navegação

Em palavras formadas com prefixos 'pré', 'pró' e 'pós' + palavras que tem significado próprio
pré-natal, pró-desarmamento, pós-graduação

Em palavras formadas pelas palavras 'além', 'aquém', 'recém', 'sem'
além-mar, além-fronteiras, aquém-oceano, recém-nascidos, recém-casados, sem-número, sem-teto

Não existe mais hífen:

Em locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais)

cão de guarda, fim de semana, café com leite, pão de mel, sala de jantar, cartão de visita, cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de etc.

Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa

Haverá um período de adaptação onde as regras antigas e as novas conviverão.
A previsão é de que ao fim de 2010 esteja valendo apenas a regra nova.

Fred DH
muito nérdi esse topico...
os menos avantajados de paciencia e inteligencia ficam boiando!
wacko.gif
Mafú
QUOTE(fred dh @ 04/07/2008 - 20:53) [snapback]197410[/snapback]
muito nérdi esse topico...
os menos avantajados de paciencia e inteligencia ficam boiando!
wacko.gif

Com certeza não é questão de ter paciência...
Com relação a ter muito nerd no tópico, acho que sua tendência a boiar continua se manifestando.
Quando entramos num tópico onde o assunto não é dominado por nós. o certo é ou perguntar, se tem dúvidas, ou simplesmente não se manifestar, por não saber o que dizer.
Seu comentário foi infeliz e o tópico trata justamente de pessoas que não sabem traduzir para a escrita aquilo que pensam.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
QUOTE(Mafú @ 07/07/2008 - 14:11) [snapback]197914[/snapback]
Com certeza não é questão de ter paciência...
Com relação a ter muito nerd no tópico, acho que sua tendência a boiar continua se manifestando.
Quando entramos num tópico onde o assunto não é dominado por nós. o certo é ou perguntar, se tem dúvidas, ou simplesmente não se manifestar, por não saber o que dizer.
Seu comentário foi infeliz e o tópico trata justamente de pessoas que não sabem traduzir para a escrita aquilo que pensam.

Boa Mafú

Aqui, essas regras realmente estão valendo? Porque eu lembro que estavam sob julgamente, e só seriam dadas como regras mesmo se tantos países que tem como lingua oficial o Português assinassem.
Mafú
Na verdade existe ainda um certo limbo com relação às regras novas, até porque elas vão conviver com as antigas ainda por dois anos.
Elas deveriam estar valendo desde janeiro deste ano, mas sua aplicação foi postergada.
Não acompanhei o desenrolar disto, mas pelo que sei, já podem ser aplicadas.
De qualquer modo, pode-se seguir por qualquer das regras, antiga e nova, até 2010, quando passará valer apenas esta última.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
Beleza.

joia.gif

Vou procurar saber mais sobre tal assunto, pois vestibular está ai e eles adoram cobrar novidades e que está no mundo da lua se privando de tal conhecimento acaba ficando pra traz nas provas né...

Abraço.
rєиαи вαcєllαr (Guada)
quem*
Mafú
Lula assina decreto com o cronograma para implantação do novo acordo ortográfico
Plantão | Publicada em 29/09/2008 às 16h59m
Agência Brasil
RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou há pouco o decreto que estabelece o cronograma para a implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A solenidade foi na Academia Brasileira de Letras (ABL), na sessão solene dos cem anos da morte do escritor Machado de Assis.

Entre as mudanças previstas no acordo estão o fim do trema e novas regras para o hífen e de acentuação. O acordo entrará em vigor em janeiro de 2009, mas as normas ortográficas do Brasil e de Portugal poderão ser usadas até dezembro de 2012 nos exames escolares, concursos públicos e em vestibulares.

O acordo visa unificar o português falado e escrito em oito países de língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiná-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
Paulo Saint
QUOTE(Forsaken @ 21/02/2007 - 21:52) [snapback]102629[/snapback]
12. N?o abuse das cita??es. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros n?o tem ideias pr?prias".

foi mal... mais tive que citar essa

QUOTE(Forsaken @ 21/02/2007 - 21:52) [snapback]102629[/snapback]
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

Titulo do Topico: Aprendendo à Escrever

...
?
tiagotec7
O pessoal so meio novo aqui no forum.
Queria saber uma coisa porque algumas frases ficao cheia de interrogação. É erro de configuraçao no meu pc ow erro do forum.
gustavosc
aushauhsuhas
muItO InGRaSauU
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.