Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Dúvida com parafusos
Fórum DH Brasil > Categorias > Discussão Geral DH/FR
Alemão RC
Utilizei a busca e não achei nada a respeito.

Estou pra adquirir alguns parafusos de Ti pra minha magrela, mas tenho algumas dúvidas.

No ebay tem uma infinidade de parafusos pra comprar, e não faço a menor idéia de qual preciso, ou de como saber qual vai servir em qual lugar.

Dúvida número 1: Todos os parafusos tem um nome que começa com M (M4, M6, etc). O que de fato representa esse nome? Seria o diâmetro do parafuso? Como sei qual parafuso daqui da minha bike é M6, M5 e etc.? Tenho um paquímetro aqui pra ajudar, mas não sei as medidas e os padrões, ficaria grato se alguém esclarecesse isso.

Dúvida número 2: O passo de todas essas roscas são padrão ou tem alguma diferente?

Dúvida número 3: No comprimento do parafuso é incluída a cabeça do parafuso ou só a parte com rosca?

Se alguém que já mexeu com essas coisas puder dar uma luz aí agradeço.

Abraço
StoneSour
O diâmetro do parafuso não conta a cabeça,passo da rosca tem milhares ,os padrões para Downhill são 1 e 1'25mm.

M4,M6 é o tipo da rosca, M6 é aquele parfuso com chave allen de 5mm,e M8 aquele de chave allen de 6mm.

Espero ter ajudado,mais aguarde mais respostas para concluir a sua dúvida
StoneSour
E tambem vc poderia levar todos os parafusos que vc quer comprar em titanio para qualquer loja de parafuso que o pessoal irá dizer quais são os seus,tanto como passo e diâmetros.
StoneSour
A ,e esqueci de uma coisa,M4,M6,M8 correspondem a roscas em MILÍMETROS,mais tem tambem roscas em polegadas,como 3/16,5/8 ,9/16 e assim por diante.
Lapierre
Cara muito facil!
Vou te passar os normalmente usado em bike!

M5 = é os de chave alen 4mm, usado muito em suspençao!
M6 = é de chave 5mm, é o mais usado em toda a bike!
M8 = é de chave 6mm, é usado em eixos de 12mm!

Depois basta midir o diamentro!
Esses que eu te passei é os padroes em uma bike de DH!
Mas como tb pode ter parafusos de medidas diferentes,

Espero ter ajudado!
T+
Abz
BAN
http://www.reipar.com.br/allen-cabeca-cili...aco-liga-ma.php

neste link tem o que cada nome significa

o ideal é ter uma amostra ; porque parafuso M e Pol é muito parecido e confunde quem não está acostumado.
andrés
OPA!!

M4,M6 é o tipo da rosca, M6 é aquele parfuso com chave allen de 5mm,e M8 aquele de chave allen de 6mm.

M5 = é os de chave alen 4mm, usado muito em suspençao!
M6 = é de chave 5mm, é o mais usado em toda a bike!
M8 = é de chave 6mm, é usado em eixos de 12mm!

Então,

As duas explicações estão quase certas, MAS O CORRETO É DIZER: parafuso M6 = ROSCA 6 mm; parafuso M5 = diamêtro da rosca 5 mm; parafuso M8 = diâmetro da rosca 8 mm.

A indicação M1; M2; M3; M4; M5; M6 etc... está relacionada a medida da rosca e não a medida da chave allen que será usada.

Agora, respondendo as perguntas do [b]Alemão RC-[/b]

Dúvida número 1: Todos os parafusos tem um nome que começa com M (M4, M6, etc). O que de fato representa esse nome? Seria o diâmetro do parafuso? Como sei qual parafuso daqui da minha bike é M6, M5 e etc.? Tenho um paquímetro aqui pra ajudar, mas não sei as medidas e os padrões, ficaria grato se alguém esclarecesse isso.

M indica a medida do diâmetro da rosca em milímetros
M4 = ROSCA 4 mm
M6 = ROSCA 6 mm

Para saber qual é a medida do seu parafuso (original da bike), bastar tirar a medida com o paquímetro. Com o paquímetro vc consegue medir o diâmetro da rosca (M4; M5; M6 ect), comprimento ("altura") da cabeça, comprimento da rosca e diâmetro da cabeça.

Dúvida número 2: O passo de todas essas roscas são padrão ou tem alguma diferente?

Normalmente o passo das roscas dos diferentes parufusos utilizados em bike é sempre o mesmo (padronizado).

Conheço uma loja na gringa que vende diversos tipos de parafusos de TI com o mesmo passo de rosca utilizado nas bikes.

Dúvida número 3: No comprimento do parafuso é incluída a cabeça do parafuso ou só a parte com rosca?

É só a parte com rosca!!

Cara, recentemente eu troquei todos (todos mesmo) os parafusos da minha por parafusos de Titânio. Fiz a compra nesta nesta loja:
http://www.vincere.pl/sklep/index.php?p582...ium-rotor-bolts

A compra foi segura, chegou rápido e sem erro algúm.
Foi fácil saber qual parafuso comprar, pois a loja fornece o esboço de todas as medidas do parafuso daí é só comparar com o original da bike.

E outra tem parafuso de TI COLORIDO

Qualquer dúvida tamo aqui!!

Att.

Lapierre
QUOTE(andrés @ 05/03/2011 - 14:16) *
OPA!!

Então,

As duas explicações estão quase certas, MAS O CORRETO É DIZER: parafuso M6 = ROSCA 6 mm; parafuso M5 = diamêtro da rosca 5 mm; parafuso M8 = diâmetro da rosca 8 mm.

A indicação M1; M2; M3; M4; M5; M6 etc... está relacionada a medida da rosca e não a medida da chave allen que será usada.

Agora, respondendo as perguntas do [b]Alemão RC-[/b]

M indica a medida do diâmetro da rosca em milímetros
M4 = ROSCA 4 mm
M6 = ROSCA 6 mm

Para saber qual é a medida do seu parafuso (original da bike), bastar tirar a medida com o paquímetro. Com o paquímetro vc consegue medir o diâmetro da rosca (M4; M5; M6 ect), comprimento ("altura") da cabeça, comprimento da rosca e diâmetro da cabeça.

Normalmente o passo das roscas dos diferentes parufusos utilizados em bike é sempre o mesmo (padronizado).

Conheço uma loja na gringa que vende diversos tipos de parafusos de TI com o mesmo passo de rosca utilizado nas bikes.

É só a parte com rosca!!

Cara, recentemente eu troquei todos (todos mesmo) os parafusos da minha por parafusos de Titânio. Fiz a compra nesta nesta loja:
http://www.vincere.pl/sklep/index.php?p582...ium-rotor-bolts

A compra foi segura, chegou rápido e sem erro algúm.
Foi fácil saber qual parafuso comprar, pois a loja fornece o esboço de todas as medidas do parafuso daí é só comparar com o original da bike.

E outra tem parafuso de TI COLORIDO

Qualquer dúvida tamo aqui!!

Att.

Falou tudo!!
É isso msm...
Mas eu nao quis dizer q o "M" siguinifica o tamanho da chave alen!
Apenas passei os mais usados em uma bike de DH!
T+
Abz
BAN
m4 , m5 ou 5.16" etc é o diâmetro a rosca é outra coisa
o passo deusa rosca por ex de um parafuso m6 pode ser
1,0 ou 1,25
Bruno Pires
isso ai alemão, como a galera disse, mas se vc quiser comprovar, use o paquimeto para medir o diâmetro da parte roscada do parafuso, é ela q corresponde a M6, M5... ou seja, 5m ou 6mm de diametro da parte roscada e assim por diante.

o passo funciona assim, se esta escrito apenas M5 entao é passo padrao para M5.
Cada parafuso tem um passo padrao p sua medida:

5x0.80
6x1.00
7x1.00
8x1.25

repare q o passo muda em função do tamanho do parafuso.

Mas vc ainda pode ter parafusos com rosca fina, neste caso, vem escrito junto com o diametro por exemplo M5x0,5. Mas acredito que nao tenha nada na bike com passo fino.

o comprimento é apenas da cabeça para baixo, mas vc deve atentar que além deste comprimento, ainda tem o comprimento roscado e o compimento liso (geralemente vem especificado o tamanho de cada um)

vc ainda tem que ver qual é o tipo de cabeça, provavelmente vc vai querer sextavado interno p usar as chaves allen, mas tem muito parafuso de Ti q vem com cabeça TORX (aquela chavinha estrela) e tb pode haver outras formas de cabeça (sextavado externo, prisioneiro, fenda, etc.)

só por curiosidade, quanto ao tipo de roscas, temos: UNC - Rosca Unificada (pol), UNF - rosca unificada fina, BSW - Rosca Whitworth (pol tb, mas diferente da UNC), BSP-Rosca Whitworth Paralela p/ Tubos, NPT- Rosca Americana Cônica p/ Tubo

ou seja, rosca é de rosca mesmo!
Alemão RC
Valeu galera, assunto esclarecido, agora vou medir aqui e ver quais vou precisar. Trocar aos poucos pq essa mercadoria é cara!!!!
Andre Maia
Também estava com essa dúvida. Tópico muito bom.

Nesse site que o "andrés" passou, tem parafusos de TI muito baratos.

Nesse link: http://www.vincere.pl/sklep/index.php?p582...ium-rotor-bolts
São quantos parafusos que vem? O preço é só de 1?

Mesmo se for o preço unitário, está barato, na Chain Reaction Cycles cada parafuso era se eu não me engano 5 dólares... e eles não eram nem coloridos...
Abraços
Alemão RC
o problema é q esse site é em polonês, tem alguma versão em inglês?
Alemão RC
cabei de achar a versão em inglês death.gif death.gif death.gif death.gif death.gif death.gif death.gif
Ballistic_DH
qualquer coisa usa o google translator!!!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2014 Invision Power Services, Inc.