Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Tirar parafuso espanado! Que prende o disco no cubo!
Fórum DH Brasil > Categorias > Discussão Geral XC
Páginas: 1, 2
fabitus
Galereta, tenho 2 parafusos com cabe?a espanada:

S?O PARAFUSOS QUE FIXAM O DISCO DE FREIO NO CUBO.... no total s?o 6 parafusos e s? consegui tirar 4.

Para os mais interados, estou desmontando minha roda de DH pra montar na de XC, pois o cubo de Xc foi pro saco e o de DH t? com rolamentos novinhos!!! ? um pouco (n?o muito) mais pesado, mas tuuuuudo bem, quero rodar livre!!!!

Como fazer para tirar???? As cabe?as est?o espanadas e n?o consigo tir?-los.

N?O SA? AQUELES PARAFUSOS TORKS (O ORIGINAL DO DISCO) ? ALLEN COMUN (4mm).

QUALQUER TIPO DE DICA ? BEM VINDA!!!

OBS: n?o tenho parafuradeira el?trica!!!
Rafael M5
Com uma mini-ret?fica, use o disco de corte e fa?a uma fenda na cabe?a dele, a? ? s? usar uma boa chave de fenda.
Tirei um parafuso espanado da mesa assim... s? tem que arrumar um disco de corte pequeno, pra trabalhar com seguran?a sem danificar nada em volta.
Leandro
Bom

* uma boa dica para retirar parafusos presos ? dar uma "acordada" na rosca... dar umas batidas na cabe?a do parafuso em quest?o, com o cuidado para n?o danificar a pe?a ? claro, depois voce tentar prender a cabe?a do parafuso com um alicate de press?o.. ? bom o alicate ser novo

* outra ? voce fazer um corte tipo de chave de fenda na cabe?a deste parafuso, (maneira mais pratica e rapida e facil ? com aquelas serrinhas amarelas pra cortar ferro) prenda o cubo em uma mor?a/torno e fa?a um corte bem feito de tal maneira que a chave de venda encaixe sem folga, depois para remover o parafuso, prenda um bom alicate de press?o na parte chata da chave de fenda e gire...

* outra ? mais complicada, pegar uma furadeira de mesa ou manual mesmo, e com uma broca pra a?o rapido, fa?a um furo no centro do parafuso.. de tal maneira que a circuferencia do furo seja ~2/3 da espessura do parafuso, ap?s isso feito, pegue um "macho" de rosquear esquerda e fa?a a rosca esquerda neste furo... dai ? s? enroscar o parafuso "novo" no furo que vc fez no parafuso velho, que quando o parafuso mais fino atingir o final da rosca do parafuso preso ele for?ar? o velho a sair da pe?a.... complicado n?... o bom ? levar num torneiro pra fazer isso ai. eu j? fiz e deu certo

sorte ai

abs
Coltz DH
outra alternativa ? soldar uma chave velha no parafuso
Dhiogo
eu como curto o jeito mais ignorante...
mete um form?o, da? vai batendo na posi??o de afrouxar o parafuso...
o efeito ? o mesmo de serrar o parafuso fazendo a fenda, s? que j? nas batidas o parafuso solta...
Leandro
QUOTE(Coltz DH @ Mar 28 2006, 05:17 PM) [snapback]32551[/snapback]
outra alternativa ? soldar uma chave velha no parafuso

Realmente, tinha me esquecido dessa.... uma vez fiz isso para remover um parafuso preso em uma mesa de cromoly... foi foda... m?s saiu sem afetar a mesa
parece at? que o calor da solda facilita muito o parafuso soutar-se
fabitus
bela galera, vou por partes, at? anotei num papel j?:

1) bater no danado pra ele acordar (adorei esta!!!)
2) tentar tirar com alicate de press?o
3) tentar abrir o rasgo com serrinha (n?o tenho mini retific...valeu rafa)
4) em vez de soldar, posso pensar em colar uma chave velha com araldite
4.1) abrir um furo na furadeira
6) soldar de vez a chave no parafuso

VALEU GALERA, A NOITE TO NA GARAGE PRA FAZER A FITA, VALEU MESMO...UM GRANDE ABRA?O...

obs: n?o sei qual olho mais, os peitos da nissei do dhiogo ou o cachorrinho do leandro....ahahahahahha
GuNKiLLaH
QUOTE(Fabitus @ Mar 28 2006, 05:39 PM) [snapback]32562[/snapback]

Esse eu quero ver heehehe tira foto biggrin.gif FABITUS PARA DE BEBER!!!!
Leandro
QUOTE(Fabitus @ Mar 28 2006, 05:39 PM) [snapback]32562[/snapback]
2) tentar tirar com alicate de press?o
3) tentar abrir o rasgo com serrinha (n?o tenho mini retific...valeu rafa)
6) soldar de vez a chave no parafuso

? uma t?cnica muito usada em qualquer oficina, por que qualquer parafuso ou porca tende a se prender, e dando umas batidas, f?z com que alguma oxida??o que est? na rosca se solte e a rosca fique mais livre para se desenroscar

Esquece araldite, ir? soltar facil... a solda ? uma boa sim, leve numa serralheria e pe?a o caboblo l? pra dar dois pontos de solda... de preferencia inox. ( ? batata)

parafuso preso ? foda, eu sempre tive este problema, por que minha bike ficava o dia inteiro a 20mts da agua do mar, dai causava uma certa oxida??o entre as pe?as rosc?veis, e pra tirar era um saco, teve uma vez que fui retirar uma mesa de aluminio da minha bike, e a rosca da mesa veio junta ao parafuso.. veio que nem uma molinha akaokeaoekoaek uHAEIUHaoiuhIOAUHoiuahiouAHEIOUhaiouHAEIOUae

falo ai
aniiiiisio
Aconteceu isso em um parafuso do meu disco do winzip!
Parafusinho ruim p caralho!
Levei no torneiro e ele tirou na hora pra mim! S? perdi o parafuso...
GuNKiLLaH
Royo, seu disco ja ficou entalado??? o meu foi s? apertar o bot?o EJECT que ele saiu do player.
DuuNHa
QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 28 2006, 09:59 PM) [snapback]32667[/snapback]
Royo, seu disco ja ficou entalado??? o meu foi s? apertar o bot?o EJECT que ele saiu do player.

Mas tava demorando... ahuhaUahuahuHUAH tongue.gif
Tava s? vendo hora que ia chegar uma coisa do tipo "o parafuso do meu vbrake nunca deu merda."
GuNKiLLaH
QUOTE(DuuNHa @ Mar 28 2006, 10:23 PM) [snapback]32672[/snapback]
Mas tava demorando... ahuhaUahuahuHUAH tongue.gif
Tava s? vendo hora que ia chegar uma coisa do tipo "o parafuso do meu vbrake nunca deu merda."

Eu sou moderador, eu tenho que manter a ordem, MAS EU TENHO MEUS PRINCIPIOS TAMB?M!!! ME SEGUREI O DIA INTEIRO PRA N?O FALAR NADA, MAS N?O RESISTI!!!

Se a paix?o do fabitus (NED) corria sem poplock, cantlever e hardtail, imagina nos com v-brakes, suspa travaveis, regulaveis e multiplamente ajustaveis.

QUANTO MAIS EU TREINO, MAS EU PERCEBO QUE SUBIR E DESCER N?O PASSA DE TECNICA E FOLEGO, equipamento ajuda, uns 30%, o resto ? voc?.
fabitus
gracinha n?o....

n?o mexi na bike ontem, deve rolar hoje a noite...
Royo
QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 28 2006, 09:59 PM) [snapback]32667[/snapback]

P? gun... pior q qdo eu tinha um Aiwa com carrosel pra 03 discos.. uma vez deu zica na bandeja e ela n?o queria soltar o disco... mas nem precisei soldar chave alen n?o... nem fazer fenda nem nada... s? umas pancadas resolveram a parada.

Depois dessa eu parei de usar esses discos ae.. agora ? s? MP3 no Ipod.. HEHEHEHEHEHE!!!
fabitus
ent?o agora contem os segredos de "entortar o super arame que d? press?o no v-brake"....moderno pracas... seus cururus....

to com a revista do ned....at? uma enduro que eu quero trocar a minha o cara t? guiando...mas ainda n?o li....

maior chuva, o f?rum t? lotado de users!!!
Royo
QUOTE(Fabitus @ Mar 29 2006, 01:40 PM) [snapback]32840[/snapback]
ent?o agora contem os segredos de "entortar o super arame que d? press?o no v-brake"....moderno pracas... seus cururus....

to com a revista do ned....at? uma enduro que eu quero trocar a minha o cara t? guiando...mas ainda n?o li....

maior chuva, o f?rum t? lotado de users!!!

entortar arame???? que arame???? meus V-brakes n?o tem isso n?o... os seus tem GUN???

por falar em V-brakes.... finalmente vou precisar fazer alguma coisa neles.... depois de 02 anos de uso vou precisar trocar as sapatas.... tinha at? esquecido que precisava trocar essas coisas.....

j? meus discos Deore da bike de FR.. s? dor de cabe?a... comprei eles zerados.. montei na bike e no segundo role.. descendo um escada ouvi um barulho de metal caindo... mas n?o tinha como parar... qdo apertei o freio.. o dianteiro encostou no guid?o e nada de freio... apertei denovo e ouvi um barulho de metal raspando... qdo olhei melhor, a cupilha q fixa as pastilhas tinha caido e uma das pastilhas tb... resultado... o cilindro da pin?a tava encostando no disco... a pastilha eu achei.. mas a cupilha precisei comprar outra.. e tive q sangrar o freio pra fazer os cilindros voltarem pra posic??o normal... pois eles tinham passado do limite e vazou um pouco de ?leo e caiu na pastilha e no disco...contaminou o disco e j? n?o freia mais nada... j? usei todos os produtos quimicos q conhe?o e a desgra?a do disco n?o fica bom... sem contar q foi o maior trampo achar a desgra?a do ?leo mineral da shimano... sen?o fosse o pessoal da Pedal Urbano me arrumar um pouco de ?leo .. tava sem freio at? agora.

O pior ? q o quadro nem tem os suportes de V-brake.. sen?o j? tinha jogado esses discos fora e colocado um V-brake Avid no lugar.
GuNKiLLaH
Que arame??? ahhh a MOLA, ? s? por press?o no parafuso, ou comprar uma mola nova, arranja isso em qualquer canto biggrin.gif, melhor ainda, da pra comprar na gringa as de titanio que duram uma ERA
fabitus
freio v-brake leva pra fazer manuten??o em banquinha de hippie...alicate e araminho....

Royo, que estranho, v? deu azar cara...

Comprei meu XT em 98 ou 99 era usado do marquinhos da elite bike.
at? agora acho que fiz manuten??o 2 vezes e troquei 2 e meio jogo de sapatas....
nem me lembro mais o que ? freio, o m?ximo que fa?o ? girar 1/4 de volta pra aumentar um pouco a press?o a medida que a pastilha abaixa..

em compensa??o, se tivesse v-brake fazia mais de 5 anos que minha roda estaria raspando na sapata e puto da vida com aquela merda!!!!
Samer
o m?ximo que fa?o ? girar 1/4 de volta pra aumentar um pouco a press?o a medida que a pastilha abaixa

Girar o que??????
fabitus
TEM UM PARAFUSO ALLEN (2MM) DENTRO!?! DO MANETE!!! PELO MENOS NO MEU MODELO!!!
Royo
QUOTE(Fabitus @ Mar 29 2006, 02:42 PM) [snapback]32868[/snapback]
freio v-brake leva pra fazer manuten??o em banquinha de hippie...alicate e araminho....

Royo, que estranho, v? deu azar cara...

Comprei meu XT em 98 ou 99 era usado do marquinhos da elite bike.
at? agora acho que fiz manuten??o 2 vezes e troquei 2 e meio jogo de sapatas....
nem me lembro mais o que ? freio, o m?ximo que fa?o ? girar 1/4 de volta pra aumentar um pouco a press?o a medida que a pastilha abaixa..

em compensa??o, se tivesse v-brake fazia mais de 5 anos que minha roda estaria raspando na sapata e puto da vida com aquela merda!!!!

Fabitus...

? bom manter as rodas sempre alinhadas.. n?o ? pq vc usa disco q n?o precisa mais centrar as rodas.
fabitus
MUDANDO MINHA CONOTA??O:

ESTARIA COM A SAPATA DO V-BRAKE (TODO TORTO) RASPANDO NA RODA RETINHA!!!!

tenho uma raia??o da minha ex-spz de 97 at? hoje ainda... wheel smith....fora os raios gen?ricos que comprei quando alguns estouraram....alta durabilidade...

mas a roda, traseira por exemplo, mandei alinhar s?bado passado!!!
Royo
QUOTE(Fabitus @ Mar 29 2006, 03:58 PM) [snapback]32907[/snapback]
MUDANDO MINHA CONOTA??O:

ESTARIA COM A SAPATA DO V-BRAKE (TODO TORTO) RASPANDO NA RODA RETINHA!!!!
tenho uma raia??o da minha ex-spz de 97 at? hoje ainda... wheel smith....fora os raios gen?ricos que comprei quando alguns estouraram....alta durabilidade...

mas a roda, traseira por exemplo, mandei alinhar s?bado passado!!!

agora eu n?o entendi nada....

V-brake todo torto???? se se vc usar esses V-brakes mais vagabundos q tem por ai... tipo esses Shimanos da vida... eu tenho um par de Deore e outro de XT jogados na sucata de casa...

se for Avid .. vc nem vai lembrar como se regula o V-brake... ? instalar regular a primerira vez e esquecer.... e vc s? vai sentir alguma diferen?a de frenagem se vc usar disco de DH... pq com disco de XC... os V-brakes Avid freiam a mesma coisa.
fabitus
dizer que o avid freia igual ao meu XT pist?o duplo e discos hayes???
m? nunca!!!

uma coisa ? certa: xczeiros tops usam avid!!!

afinal, o que ? de tit?nio no avid? o manete? a mola? os parafusos?

gostaria de saber, valeu...
DuuNHa
QUOTE(Royo @ Mar 29 2006, 04:10 PM) [snapback]32913[/snapback]
se for Avid .. vc nem vai lembrar como se regula o V-brake... ? instalar regular a primerira vez e esquecer.... e vc s? vai sentir alguma diferen?a de frenagem se vc usar disco de DH... pq com disco de XC... os V-brakes Avid freiam a mesma coisa.

Qual a l?gica do lan?amento do Juice Carbon pela pr?pria Avid? Se o V-Brake deles freiam mais que lance um V-Brake novo, n?o um disco leve pra entrar no mercado de freios tops e leves.
Royo
QUOTE(Fabitus @ Mar 29 2006, 04:50 PM) [snapback]32929[/snapback]
dizer que o avid freia igual ao meu XT pist?o duplo e discos hayes???
m? nunca!!!

uma coisa ? certa: xczeiros tops usam avid!!!

afinal, o que ? de tit?nio no avid? o manete? a mola? os parafusos?

gostaria de saber, valeu...

ande numa bike com manetes e V-brakes Avid e confira vc mesmo.
Rafael M5
Porque eles n?o iam perder uma fatia do mercado, representada por certas pessoas que teimam em usar pratos presos em suas rodas? smile.gif
Royo
QUOTE(DuuNHa @ Mar 29 2006, 05:29 PM) [snapback]32938[/snapback]
Qual a l?gica do lan?amento do Juice Carbon pela pr?pria Avid? Se o V-Brake deles freiam mais que lance um V-Brake novo, n?o um disco leve pra entrar no mercado de freios tops e leves.

quest?o de mercado... se as outras marcas tem disco e tem pessoas q compram disco... pq n?o vender os discos???
GuNKiLLaH
QUOTE(Royo @ Mar 29 2006, 06:01 PM) [snapback]32962[/snapback]
quest?o de mercado... se as outras marcas tem disco e tem pessoas q compram disco... pq n?o vender os discos???

Royo, lembra que eu te mostrei aquele freio na bike toda de carbono daquele cara l? na volta da padaria? E falei que na WEIGHT WEENIES uns locos usavam aquilo no XC?

Eles usam e dizem que freia pacas, gringo n?o ia gasta grana com algo que n?o funciona e nem v-brake ? aquilo, ? cantlever o modelo pra MTB
aniiiiisio
Que prosa ruim virou esse t?pico...
fabitus
CONCORDO AN?SIO

FECHA ESTA MERDA DE DISCUSS?O IDIOTA

AGRADE?O AOS QUE COLABORARAM COM INFORMA??O E N?O COM CR?TICAS TOLAS

aos amantes do bate papo criaram chats, msn e afins...

a porra do t?pico era sobre um cubo.....veja aonde v?s chegaram...

se liga porra!!!!!
Royo
Nuuuussa... a menina t? estressada !!!!!

essa jun??o do NED e do Hermida dentro de vc n?o t? dando muito certo n?o... vc t? ficando perturbado.... tongue.gif tongue.gif tongue.gif

Fa?a como o comercial do Kuat... ABRA A CABE?A.... existe muito mais coisas no MTB al?m de SPZ, Rock Shox e Shimano...
fabitus
abra um post novo e fale o que quiser royo, n?o tenho nada contra...apenas tenho minhas preferencias....

foda ? querer zuar o post dos outros por quest?es discut?veis em outras ocasi?es....nada melhor do que se adequar ao meio ambiente de maneira soci?vel...

no more tears!!!!

O PROBLEMA ? QUE T? FALTANDO POST NOVO NO FORUM, S? ISTO!!!

ali?s, kuat ? muito ruim, d?-lhe guarana champagne, este sim, me acompanha desde que a ca?ulinha era uma garrafinha de vidro e vinha numa caixa cinza com logo da antartica em vermelho....
Royo
oq eu entendo por prefer?ncia ? qdo vc usa dois produtos diferentes e escolhe o q melhor lhe atende... agora preferir um produto sem nem ao menos ter experimentado o outro... ai eu j? n?o sei o q ?.

e qto a se adequar ao meio ambiente.... vc ja?devia ter percebido que neste f?rum... que como na politica tudo acaba em pizza... aqui no f?rum, seja qual for o assunto inicial do t?pico.. tudo sempre termina no assunto Disco x V-brake ou Full x HT ou Shimano x SRAM...
Brigilo
QUOTE(Royo @ Mar 29 2006, 05:59 PM) [snapback]32960[/snapback]
ande numa bike com manetes e V-brakes Avid e confira vc mesmo.

Royo,

sem querer reacender a discuss?o, pergunte para o Gun, qual bike freia mais a dele (tudo AVID) ou a minha (Hayes HFX9)...!!!!!! hehehehehe
Royo
Brigilo...

esse ? um ?timo exemplo...

qto tempo vc conseguiu abrir do Gun nas descidas do Trip Trail??? qto tempo ganhou em fun??o do peso extra q leva por causa dos discos??
Bikerock
ae eh covardia Royo

Ateh com freio contra-pedal eh possivel abrir alguns minutos do gun nas descidas... agora com disco entao nem se fala biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif
Royo
ent?o os freios do Brigilo t?o com problema... pois pelo q eu me lembro o Gun desceu colado na roda do Brigilo.
fabitus
como faz pra tirar os parafusos????
Brigilo
QUOTE(Royo @ Mar 30 2006, 09:26 AM) [snapback]33117[/snapback]
ent?o os freios do Brigilo t?o com problema... pois pelo q eu me lembro o Gun desceu colado na roda do Brigilo.

Mas com certeza eu tive q fazer muito menos for?a e tive mais tempo de rea??o do q ele, pois como ele mesmo disse, era dif?cil ter no??o de qdo eu estava freiando, pois ele n?o via minha roda travar ...e dpois falam q Hayes n?o tem modula??o...
gerson
VOLTANDO AO ASSUNTO DO T?PICO...

nao sei se falaram... mas uma vez quebro um parafuso de uma suspa minha... e fico metade dentro...
meu sogro levo a suspa e coloco na fresa, alinho e fez o furo com o mesmo diametro interno(decontando a rosca) do parafuso... depois q fez o parafuzo ? s? passa o macho novamente pra retira algum cavaco q fico e pronto.... arafuso de disco ? foda de tira fazendo fenda... ja tentei... nao deu...
Rafael M5
Tentou soldar a chave no parafuso Fabitus?
Royo
QUOTE(Fabitus @ Mar 30 2006, 09:33 AM) [snapback]33120[/snapback]
como faz pra tirar os parafusos????

vc j? tentou todas as op??es q foram dadas... ( "acordar" o parafuso.. alicate de press?o e etc..) e mesmo assim n?o saiu?
Bikerock
se depois de todas essas sugestoes voce nao conseguir, soh levando no torneiro mesmo...
fabitus
n?o tenho como soldar a chave....s? chego em casa a noite e j? fecharam as oficinas que poderiam me ajudar... TENHO QUE ACHAR SOLU??O CASEIRA... Fabitus Garage!!!

ontem foi dia de ficar com minha mina (dividir o tempo entre mulher e bike ? foda, ainda mais por que vou passar o fim de semana fora... sabado as 2 da tarde saio na barca pra mairipor? no inter...

por enquanto passei anti emgripante e dei v?rias pancadas j?!!! acordou os parafusos e at? o nene do vizinho rsrsrsrsrsr

a? parei pois ela chegou....e n?o queria fazer este reparo correndo...

hoje a saga continua....
GuNKiLLaH
QUOTE(Brigilo @ Mar 30 2006, 09:34 AM) [snapback]33121[/snapback]
Mas com certeza eu tive q fazer muito menos for?a e tive mais tempo de rea??o do q ele, pois como ele mesmo disse, era dif?cil ter no??o de qdo eu estava freiando, pois ele n?o via minha roda travar ...e dpois falam q Hayes n?o tem modula??o...

Essa descida eu lembro e ela ? O EXEMPLO da diferen?a entre disco e v-break:

O Brigilo tava na frente, ele freiava j? bem na entrada da curva, eu tamb?m fa?o isso, porque usando v-break por tanto tempo aprendi que travar a roda na entrada da curva ? muito melhor do que vir segurando e cansando os dedos, logo eu do uma travada s? e tor?o pra ela ser suficiente pra fazer a curva, se n?o for ai tem que dar um jeito pra n?o capotar (no ravelli n?o deu, lembra royo?aauhuhauhauha) logo eu colava no Brigilo denovo, ai na outra curva era a mesma historia, ele modulava e eu travava, n?o adianta eu aprendi a usar v-brake assim e me dou muito bem travando nas curvas, mas apenas nas necessarias logico.

Por isso eu acho t?o importante conhecer circuito, pra saber aonde for?ar a pedalada e principalmente pra saber aonde freiar hahhahah
Brigilo
QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 30 2006, 10:15 AM) [snapback]33135[/snapback]
Essa descida eu lembro e ela ? O EXEMPLO da diferen?a entre disco e v-break:

O Brigilo tava na frente, ele freiava j? bem na entrada da curva, eu tamb?m fa?o isso, porque usando v-break por tanto tempo aprendi que travar a roda na entrada da curva ? muito melhor do que vir segurando e cansando os dedos, logo eu do uma travada s? e tor?o pra ela ser suficiente pra fazer a curva, se n?o for ai tem que dar um jeito pra n?o capotar (no ravelli n?o deu, lembra royo?aauhuhauhauha) logo eu colava no Brigilo denovo, ai na outra curva era a mesma historia, ele modulava e eu travava, n?o adianta eu aprendi a usar v-brake assim e me dou muito bem travando nas curvas, mas apenas nas necessarias logico.

Por isso eu acho t?o importante conhecer circuito, pra saber aonde for?ar a pedalada e principalmente pra saber aonde freiar hahhahah

E VIVA A DIFEREN?A.........
GuNKiLLaH
QUOTE(Brigilo @ Mar 30 2006, 10:23 AM) [snapback]33136[/snapback]
E VIVA A DIFEREN?A.........

VIVA!!! Porque se v-brake ? melhor que disco ou vice-versa vai ser discutido pra sempre, mas cada um com o seu e mesmo assim eu e o brigilo andamos v?rias corridas lado a lado MUITO TEMPO, nos 2 bigbikers, paraibuna, the rock e assim vai, alguns eu cheguei na frente, outros ele e garanto que o que decidiu isso n?o foram os freios.
fabitus
e o parafuso? rsrsrsrs
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2014 Invision Power Services, Inc.