IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
> Pistas e trilhas de DH, abertura e manutenção
Mafú
post 31/01/2011 - 13:18
Post #1

Mafú
Ícone do grupo

Grupo: Membros
De: Campos/RJ
Membro N°: 1.999

Pensei em abrir este tópico para o pessoal dar dicas e macetes para abrir trilhas, fazer pistas e obstáculos, bem como fazer para conservar essas pistas.

Então, abrindo a sequência vão algumas dicas:

- Prefira abrir a trilha por dentro da mata fechada, cortando o mínimo de vegetação possível para não ter problemas com órgão ambientais. Trilhas dentro da mata requerem menos manutenção, sobretudo com corte de mato, que não cresce por falta de sol.

- Se for fazer alguma descida muito inclinada em terra nua, procure desviar o curso da água, evitando que ela desça por este lugar e provoque erosões que vão requerer manutenção frequente.

- Prefira fazer obstáculos de terra. Os obstáculos de madeira tendem a se estragar, seja com o apodrecimento da madeira, seja com a folga dos pregos, fazendo com que, em algum momento, este obstáculo se quebre e cause um acidente.

- Para ajudar em rampas de terra, use contenções de madeira, para ajudar a fixar a terra. Outra técnica eficiente é o uso de sacos de palha plástica ou de algodão mesmo, cheios de terra. Empilhando esses sacos você consegue mais altura na terra, sem que ela se espalhe. Depois, quando esses sacos apodrecerem, a terra já estará compactada e a forma da rampa será mantida.

- Se uma trilha se fechar com os matos que cresceram nas laterais, ao invés de cortar, deite as moitas de mato para fora da pista. Essa técnica depende do mato estar alto para que ele mantenha a posição. O mato não morre, portanto não vai brotar de novo e mantém as outras moitas também caídas para fora da pista. É mais fácil e mais rápido que cortar e mantém a trilha aberta por mais tempo.

Quem tiver mais dicas, favor postar.
Go to the top of the page
PM   
+Quote Post
michael.dh
post 31/01/2011 - 14:02
Post #2

Azuur'
Ícone do grupo

De: Irati - Pr
Membro N°: 18.727

bom tópico
uma dica para formar saltos é empilhar pedras de forma com que se encaixem e apos isso cobrilas com terra para formar o pulo.
PM   
+Quote Post
digo420
post 31/01/2011 - 14:36
Post #3

Membro Avançado
Ícone do grupo

Membro N°: 22.307

dica para construir gap de madeira, quando for fazer as bases do gap procure toras bem grossas e faça o buraco bem fundo para o gap nao ficar solto , os pregos prucure usar sempre 6 pregos 2 de cada lado e 2 no meio para ficar mais firme , evite fazer remendo no gap maderinha aki maderinha ali e remendando pra ficar firme isso é uma pessima ideia em 3 dias de uso ele ta mole...
PM   
+Quote Post
Bruno Toshiba
post 31/01/2011 - 15:29
Post #4

Super Membro
Ícone do grupo

De: Rio das Ostras / RJ
Membro N°: 24.507

Excelente tópico galera !!

gostei muito da idéia, mas me dêem outras dicas, estou com dificuldades pra fazer a recepção da minha rampa, na verdade ela é uma mesa (porque andam bikers de vários níveis) mas depois de alguns saltos a recepção já fica pra tras fácil.

Gostaria de saber qual a técnica pra calcular, fórmula física, macetinho do vovô ou algo assim ...

PM Email Poster  
+Quote Post
Mafú
post 31/01/2011 - 16:15
Post #5

Mafú
Ícone do grupo

A distância da recepção depende basicamente da velocidade com que se chega na rampa e sua inclinação.
É difícil calcular, se o local permite muita velocidade, porque sempre vai ter alguém vindo mais rápido e indo mais longe.
Tem que ser mesmo na base do olhômetro e da experiência.

Outra dica importante para rampas é sempre fazer a rampa com comprimento maior que o entre eixos da bike.
Isso evita que a rampa faça a bike embicar em saltos rápidos, tornando os saltos mais estáveis.
Quanto mais longa a rampa, mais estabilidade no salto.
PM   
+Quote Post
Tico Louco
post 31/01/2011 - 19:51
Post #6

Membro Ativo
Ícone do grupo

De: floripa
Membro N°: 25.455

boa galera

tava precisando de umas dicas mesmo, eu e um amigo temos tentando fazer uma mini pista aki perto da nossa casa. tem uma parte q é bem mata fechada mesmo cheio de pedras e raizes e tem uma parte q é mas pasto mesmo. minha duvida era em relação a uma rampa mas axo q isso vou deixar pra fazer depois de andar um pouco na pista, ate pegar um pouco mas de experiencia. outra dica q eu gostaria de saber era a respeito das calhas de agua como foi falado a cima. alguem ai tem alguma dica de como costruir elas e se tiverem fotos de exemplos melhor ainda.

axo q esse topico deveria ser fixo.
PM   
+Quote Post
Evandro H.
post 02/02/2011 - 15:21
Post #7

Novato
Ícone do grupo

Membro N°: 25.288

ae pessoal contrui um dirt aki perto de kasa mas ainda to em duvida pois ele manda alto mas nao vai para frente
gostaria de saber c tem como eu fazer uma rampa que joga alto e longe?
PM Email Poster  
+Quote Post
digo420
post 02/02/2011 - 16:17
Post #8

Membro Avançado
Ícone do grupo

cara da uma quebrada de leve no bico da rampa as vezes ta muito grau a rampa e joga muito alto !!!
PM   
+Quote Post
IndioDH
post 03/02/2011 - 14:08
Post #9

Membro Ativo
Ícone do grupo

De: RJ
Membro N°: 21.966

Fala galera !!! blz !! legal as dicas !!! Soube o traçado:

Rampas, gaps : construir em trechos abertos com visão ampla. Que permita ter escape ao piloto apos o

obstaculo. E uma 2ª opção de um 2º traçado caso o piloto necessite.

As curvas: dependento do traçado é legal vc construir abaixo do nivél do chão pois tera uma parade firme.

e baixa manutenção.

Rampas: Construir em trechos onde bike desenvolva a velocidade necessaria para transpor o obstaculo. Caso

você construa em local inadequado tera que refazer em outro local.

Valeuu !!!
PM   
+Quote Post
MENIN
post 03/02/2011 - 20:19
Post #10

Membro Avançado
Ícone do grupo

De: Bragança Paulista-SP
Membro N°: 21.843

Bom eu tenho uma pergunta ai pra galera, será que é só comigo ou todo mundo fica com uma coceira insuportável onde a "Bracchiaria" (capim nativo da Africa, uma praga que cresce em qualquer canto) encosta, tipo quando vai abrir trilha ou mesmo quando ele roça nas canelas quando desce uma trilha de bike. Se sim, oque vcs fazem? Comigo coça por uns 3 dias seguidos..... e até um alivio quando chega o inverno, só pelo fato de usar uma calça.
Parece até piada, mas é sério...
PM   
+Quote Post
Vinícius MB
post 03/02/2011 - 21:13
Post #11

Membro Supremo
Ícone do grupo

Membro N°: 24.623

Você deve ter alergia a isso de certo...

[]'s
Vinícius.
PM   
+Quote Post
bioanjo
post 03/02/2011 - 23:36
Post #12

Tudo doque elas precisam.
Ícone do grupo

De: Corumbá - MS
Membro N°: 2.539

QUOTE(MENIN @ 03/02/2011 - 20:19) *
Bom eu tenho uma pergunta ai pra galera, será que é só comigo ou todo mundo fica com uma coceira insuportável onde a "Bracchiaria" (capim nativo da Africa, uma praga que cresce em qualquer canto) encosta, tipo quando vai abrir trilha ou mesmo quando ele roça nas canelas quando desce uma trilha de bike. Se sim, oque vcs fazem? Comigo coça por uns 3 dias seguidos..... e até um alivio quando chega o inverno, só pelo fato de usar uma calça.
Parece até piada, mas é sério...

Cara passa alcool canforado, depois oleo de evitar assadura em nenem.
PM Email Poster  
+Quote Post
Ballistic_DH
post 04/02/2011 - 10:29
Post #13

Super Membro
Ícone do grupo

De: Gramado-RS
Membro N°: 20.031

ahsuahuahuahsuhasuas
PM Email Poster  
+Quote Post
Jurbs69
post 04/02/2011 - 10:50
Post #14

Membro Viciado o.o
Ícone do grupo

Membro N°: 18.127

Excelente tópico galera !!

gostei muito da idéia, mas me dêem outras dicas, estou com dificuldades pra fazer a recepção da minha rampa, na verdade ela é uma mesa (porque andam bikers de vários níveis) mas depois de alguns saltos a recepção já fica pra tras fácil.

Gostaria de saber qual a técnica pra calcular, fórmula física, macetinho do vovô ou algo assim ...

Então, para o problema de saber a distancia da rampa e etc..
Se o seu nivel de pulo ainda não for muito alto dá para fazer o seguinte.
Faça a rampa e fale para todos os que vão andar na pista pular nesta rampa, só que sem a recepção, ai marque uma média de onde o pessoal tá caindo na terra com a roda traseira,
depois a partir dessa marca você faz a recepção um meio metro para trás, dependendo da altura da recepção, recepção mais alta, puxa mais pra tras, recepção baixa, deixa mais proximo da marca, mas sempre atrás da marca.
É lógico que isso só é eficiente em pulos pequenos, niguem vai pular uma rampa que joga 1 metro pro alto sem recepção!
Espero ter sido coerente, e que a informação seja util.
Abraço
PM Email Poster  
+Quote Post
MENIN
post 04/02/2011 - 10:53
Post #15

Membro Avançado
Ícone do grupo

QUOTE(bioanjo @ 04/02/2011 - 00:36) *
Cara passa alcool canforado, depois oleo de evitar assadura em nenem.

Valeu pela dica, depois do proximo role vou passa pra ver se adianta....
PM   
+Quote Post
MENIN
post 04/02/2011 - 10:56
Post #16

Membro Avançado
Ícone do grupo

QUOTE(Mafú @ 31/01/2011 - 14:18) *
Pensei em abrir este tópico para o pessoal dar dicas e macetes para abrir trilhas, fazer pistas e obstáculos, bem como fazer para conservar essas pistas.

Então, abrindo a sequência vão algumas dicas:

- Prefira abrir a trilha por dentro da mata fechada, cortando o mínimo de vegetação possível para não ter problemas com órgão ambientais. Trilhas dentro da mata requerem menos manutenção, sobretudo com corte de mato, que não cresce por falta de sol.

- Se for fazer alguma descida muito inclinada em terra nua, procure desviar o curso da água, evitando que ela desça por este lugar e provoque erosões que vão requerer manutenção frequente.

- Prefira fazer obstáculos de terra. Os obstáculos de madeira tendem a se estragar, seja com o apodrecimento da madeira, seja com a folga dos pregos, fazendo com que, em algum momento, este obstáculo se quebre e cause um acidente.

- Para ajudar em rampas de terra, use contenções de madeira, para ajudar a fixar a terra. Outra técnica eficiente é o uso de sacos de palha plástica ou de algodão mesmo, cheios de terra. Empilhando esses sacos você consegue mais altura na terra, sem que ela se espalhe. Depois, quando esses sacos apodrecerem, a terra já estará compactada e a forma da rampa será mantida.

- Se uma trilha se fechar com os matos que cresceram nas laterais, ao invés de cortar, deite as moitas de mato para fora da pista. Essa técnica depende do mato estar alto para que ele mantenha a posição. O mato não morre, portanto não vai brotar de novo e mantém as outras moitas também caídas para fora da pista. É mais fácil e mais rápido que cortar e mantém a trilha aberta por mais tempo.

Quem tiver mais dicas, favor postar.

Complementando, para fazer os paredões bater umas estacas nas curvas e colocar madeira antes de chegar a terra, da menos trabalho e o paredão fica mais alto. Dependendo do local tem que deixar um dreno para a agua não empoçar.
PM   
+Quote Post
danielbns
post 04/02/2011 - 15:48
Post #17

Super Membro
Ícone do grupo

De: rio de janeiro
Membro N°: 10.011

acho q da pra fazer um calculo sim de onde o cara vai cair, mas vai variar pq se o cara puxar ou não ja dá diferença, tem as perdas com suspensão e tal. Acaba q no olho é mais simples e tbm dá pro piloto se adequar a distancia do salto, se ele vier mais rapido vai mais longe.

uma dica importante é procurar saber se a area faz parte de alguma area de proteção, se fizer precisa saber se poder fazer trilha ali, provavelmente não. Terreno particular tbm pode ser um problema, conversar com o dono pode ser uma boa.
PM   
+Quote Post
Mafú
post 04/02/2011 - 19:34
Post #18

Mafú
Ícone do grupo

Outra dica interessante quando for abrir o traçado em mata é marcar o traçado, antes de abrir a trilha, com uma fita plástica, aquela mesma que se usa para fazer bump nas pistas (fita amarela e preta usada em obras).

Isso vai permitir que você visualize a pista no meio da mata, antes de sair cortando árvores, e ajuda a escolher o melhor traçado.

Outra coisa é identificar as pedras, rampas, e tudo que pode servir de obstáculo para fazer o traçado aproveitando o máximo possível o terreno e os obstáculos naturais.

É comum abrir uma trilha e depois verificar que, se seguisse por um caminho um pouco diferente, teria aproveitado um drop sinistro numa pedra.
PM   
+Quote Post
Ballistic_DH
post 10/02/2011 - 09:00
Post #19

Super Membro
Ícone do grupo

verdade.... nós abrimos aqui na minha cidade uma pista mto animallll fiz seguindo essas dicas ai e ficou mto boa e bem legal tem até rampa que encaixa em paredão em breve postarei fotos... e outra coisa, alguem tem ideia mais ou menos de altura de encaixe baseando na altura da rampa e dependendo da altura da rampa se da pra cair no seco não é alta é só pra tirar velocidade do cara mesmo, pq é numa reta e nao possui encaixe justamente pra reduzir a velocidade mas da pra pular tranquilo pois não é alta e nao tem risco de quebrar ou trincar algo
PM Email Poster  
+Quote Post
Frontford
post 15/02/2011 - 18:49
Post #20

Super Membro
Ícone do grupo

Membro N°: 22.834

Alguem sabe se o k2 ta andavel, depois destas chuvas ?
PM   
+Quote Post
Mafú
post 15/02/2011 - 21:04
Post #21

Mafú
Ícone do grupo

QUOTE(Ballistic_DH @ 10/02/2011 - 09:00) *
verdade.... nós abrimos aqui na minha cidade uma pista mto animallll fiz seguindo essas dicas ai e ficou mto boa e bem legal tem até rampa que encaixa em paredão em breve postarei fotos... e outra coisa, alguem tem ideia mais ou menos de altura de encaixe baseando na altura da rampa e dependendo da altura da rampa se da pra cair no seco não é alta é só pra tirar velocidade do cara mesmo, pq é numa reta e nao possui encaixe justamente pra reduzir a velocidade mas da pra pular tranquilo pois não é alta e nao tem risco de quebrar ou trincar algo

Não sei exatamente o que você está chamando de 'encaixe', mas, se eu entendi direito, você deve estar se referindo à recepção.
Se você fizer a rampa num trecho de reta, com boa velocidade, só faça recepção para rampas altas (acima de um metro).
Em rampas de 60 a 80cm de altura, com boa velocidade o impacto no chão é pequeno e não compensa fazer recepção.
Lembre-se de fazer a rampa com comprimento maior que o de uma bike (pelo menos 2 m) e evite fazer rampas curvadas (como as de skate) pois elas ficam mais perigosas à medida que a velocidade cresce.
PM   
+Quote Post
Mock
post 16/02/2011 - 08:38
Post #22

Super Membro
Ícone do grupo

Membro N°: 18.103

Só uma dúvida que me surgiu lendo tópico:

Se por exemplo, as rampas e paredões de madeira, forem feitos com eucalipto tratado e ipê? Não iria durar mais? Tipo, passar um impermeabilizante (exemplo neutrol) em toda a parte da madeira que vai no chão( enterrada) ou usar postes de aroeira antigos, aquelas madeiras que eram usadas nos trilhos dos trens. SErviriam ou não?

T+ e ótimo tópico Mafú!
PM Email Poster  
+Quote Post
Mafú
post 16/02/2011 - 11:57
Post #23

Mafú
Ícone do grupo

Certamente que usando madeira tratada e/ou apropriada para ficar no tempo, terá uma durabilidade melhor que usar madeiras de paletes, por exemplo.
Mas é preciso lembrar que não é só a questão da durabilidade da madeira em si.
Tem o problema das folgas de pregos, parafusos e do estaqueamento no chão que acaba comprometendo a estrutura.
Por isso, no meu entender, deve-se evitar fazer obstáculos de madeira em pistas de DH por conta do risco de um colapso na estrutura do obstáculo.
Na prática, o pessoal faz a rampa ou o drop e só pára para consertar quando começa a quebrar.
Acho um risco desnecessário.
PM   
+Quote Post
fernandoxxr
post 16/02/2011 - 13:34
Post #24

Membro Avançado
Ícone do grupo

Membro N°: 18.806

QUOTE(danielbns @ 04/02/2011 - 16:48) *
acho q da pra fazer um calculo sim de onde o cara vai cair, mas vai variar pq se o cara puxar ou não ja dá diferença, tem as perdas com suspensão e tal. Acaba q no olho é mais simples e tbm dá pro piloto se adequar a distancia do salto, se ele vier mais rapido vai mais longe.

uma dica importante é procurar saber se a area faz parte de alguma area de proteção, se fizer precisa saber se poder fazer trilha ali, provavelmente não. Terreno particular tbm pode ser um problema, conversar com o dono pode ser uma boa.

esa dica ai e muito boa e ja cai nesa,construimos uma pista muito boa no meio de uns eucaliptos e ficou muito boa mesma,contruimos rampas e um gap bem altoo!demoramos semanas de trabalho duro eai um dia o dono do local apareceu e ai divemos q sair!no outro dia fomos asim mesmo mas tinham tirado a recepção do gap com uma maquina ai desanimamos...
PM   
+Quote Post
Ballistic_DH
post 16/02/2011 - 14:08
Post #25

Super Membro
Ícone do grupo

Não sei exatamente o que você está chamando de 'encaixe', mas, se eu entendi direito, você deve estar se referindo à recepção.
Se você fizer a rampa num trecho de reta, com boa velocidade, só faça recepção para rampas altas (acima de um metro).
Em rampas de 60 a 80cm de altura, com boa velocidade o impacto no chão é pequeno e não compensa fazer recepção.
Lembre-se de fazer a rampa com comprimento maior que o de uma bike (pelo menos 2 m) e evite fazer rampas curvadas (como as de skate) pois elas ficam mais perigosas à medida que a velocidade cresce.

entendi... é eu quis me referir a recepçao mesmo é que aqui no sul nos falamos encaixe! outra duvida pq a rampa tem que ter o tamanho da bike?
PM Email Poster  
+Quote Post
poka pena
post 16/02/2011 - 19:50
Post #26

Membro Avançado
Ícone do grupo

Membro N°: 20.297

QUOTE(Ballistic_DH @ 16/02/2011 - 15:08) *
entendi... é eu quis me referir a recepçao mesmo é que aqui no sul nos falamos encaixe! outra duvida pq a rampa tem que ter o tamanho da bike?

como o Mafù disse: evita que a rampa faça a bike embicar em saltos rápidos, tornando os saltos mais estáveis.
Quanto mais longa a rampa, mais estabilidade no salto.
PM Email Poster  
+Quote Post
Ballistic_DH
post 17/02/2011 - 06:51
Post #27

Super Membro
Ícone do grupo

ah sim isso tranquilo, a rampa aqui nao embica acredito eu pelo menos pra mim nao mas eu vou verficar esse final de semana! dai ja conserto cabe a bike tranquilamente encima sempre tive nocao de que as rampas deveriam ter o tamanho das bikes soh nao sabia o pq mas eu agora eu sei
PM Email Poster  
+Quote Post
Ballistic_DH
post 17/02/2011 - 06:52
Post #28

Super Membro
Ícone do grupo

bah esse teclado ta uma naba veja só qto erro
PM Email Poster  
+Quote Post
Mafú
post 17/02/2011 - 09:17
Post #29

Mafú
Ícone do grupo

QUOTE(Ballistic_DH @ 16/02/2011 - 15:08) *

Já foi explicado ali em cima, mas vai a explicação física:

Quando você sobe numa rampa para o salto, ela está forçando as rodas da bike para cima.
Se a roda dianteira perder essa pressão para cima antes que a roda traseira comece a ser pressionada, ela estará sem apoio.
Então, quando a roda traseira começa a subir e ser forçada para cima pela rampa, com a dianteira sem apoio, a bike tenderá a girar - roda traseira para cima, dianteira para baixo - fazendo com que a bike embique.
Você pode compensar isso na puxada do guidão, mas ao aumentar a velocidade, essas forças aumentam e os riscos de erro sobem rapidamente.
Se você observar, apenas as pistas de pumptrack possuem rampas curtas em trecho de baixa velocidade.
Nos trechos mais rápidos e em pistas de DJ, as rampas são sempre longas para estabilizar o salto.
PM   
+Quote Post
Ballistic_DH
post 17/02/2011 - 12:38
Post #30

Super Membro
Ícone do grupo

é eu ja percebi isso mesmo, bom vlw a ajuda galera!
PM Email Poster  
+Quote Post
Ballistic_DH
post 23/02/2011 - 11:37
Post #31

Super Membro
Ícone do grupo

outra duvida que eu estou tendo é pra terminar a pista aqui da minha cidade, falta alguns paredões, entao eu queria saber se existe alguma tecnica, manha ou ferramenta para se fazer paredões de terra. Bons! pois a nossa pista aqui precisa de alguns e nao sabemos ao certo como fazer um paredão bacana! se puderem ajudar agradeço
PM Email Poster  
+Quote Post
digo420
post 23/02/2011 - 13:16
Post #32

Membro Avançado
Ícone do grupo

aki a gente procura alguns armarios quebrados pra rua e pegamos as portas deles , sabe as portinhas quadradas , ai pegamos uns troncos de arvores que caiu e vamos fazendo o contorno e cravamos umas estacas altas ai faiz assim.

part 1 = crava as esta

part 2 = coloca os troncos na frente das estacas , elas que vao segurar os troncos

part 3 = colocas as portas entre os troncos e as estacas para elas ficarem travadas , ai joga bastante terra e bate bem que fica bom. mais joga bastante terra ate cubrir toda a madeira ai é só testar e ver se fico bom
PM   
+Quote Post
Ballistic_DH
post 23/02/2011 - 17:00
Post #33

Super Membro
Ícone do grupo

mas a madeira apodreceria a longo prazo deixando o paredão meio "bambo" ou estou enganado? queria aprender a fazer todo de terra! ja que o com estacas pra nos aqui que temos um clima sempre de chuva é dificil fazer de madeira. Se alguem puder me dar dicas de se fazer um de soh de terra me ajude por favor!!!!!!

nao desmerecendo sua dica, pode ajudar tb!
PM Email Poster  
+Quote Post
juniordh1
post 23/02/2011 - 20:09
Post #34

Super Membro
Ícone do grupo

De: Santos
Membro N°: 581

QUOTE(Ballistic_DH @ 23/02/2011 - 18:00) *
mas a madeira apodreceria a longo prazo deixando o paredão meio "bambo" ou estou enganado? queria aprender a fazer todo de terra! ja que o com estacas pra nos aqui que temos um clima sempre de chuva é dificil fazer de madeira. Se alguem puder me dar dicas de se fazer um de soh de terra me ajude por favor!!!!!!

nao desmerecendo sua dica, pode ajudar tb!

Um jeito bom é usar sacos de nylon, tipo aqueles de entulho, enche ele de terra e vai fazendo a parede e depois é só cobrir de terra...mesmo que o saco apodreça com o tempo, fica só a terra e sua parede não desmorona. Fica filé!
PM   
+Quote Post
Ballistic_DH
post 24/02/2011 - 07:37
Post #35

Super Membro
Ícone do grupo

aqui nos usamos troncos deitados, mas é um saco ficar empilhando troncos e jogando terra encima, eu queria saber se não há um jeito mais facil de fazer eles!!!! as dicas ajudaram, obrigado!! mas eu queria deixar eles redondos, do formato da curva, pois os troncos só permitem a eles ficarem retos!
PM Email Poster  
+Quote Post
juniordh1
post 24/02/2011 - 10:24
Post #36

Super Membro
Ícone do grupo

De: Santos
Membro N°: 581

QUOTE(Ballistic_DH @ 24/02/2011 - 08:37) *
aqui nos usamos troncos deitados, mas é um saco ficar empilhando troncos e jogando terra encima, eu queria saber se não há um jeito mais facil de fazer eles!!!! as dicas ajudaram, obrigado!! mas eu queria deixar eles redondos, do formato da curva, pois os troncos só permitem a eles ficarem retos!

Um jeito mais fácil é usando uma retroescavadeira....fala sério, vc quer moleza? rindo.gif Tem que juntar a galera e meter a mão na massa, isso da trabalho mesmo.
PM   
+Quote Post
Ballistic_DH
post 24/02/2011 - 11:16
Post #37

Super Membro
Ícone do grupo

pior que dá mesmo, e retroescavadeira nao tem nem como entrar aonde nos estamos fazendo a pista. É o jeito vai ser fazer o mutirao de 3 que nós estamos!!! ahsuahsuahsausha
PM Email Poster  
+Quote Post
DihTQR
post 25/02/2011 - 08:54
Post #38

Membro Ativo
Ícone do grupo

De: Rio de Janeiro - JPA
Membro N°: 20.064

Aqui ja to a uma semana chamando a galera pra terminar a pista, uns ja vão trazer madeira, outros ferramentas, etc. E assim vai biggrin.gif
PM Email Poster  
+Quote Post
Ballistic_DH
post 27/02/2011 - 19:52
Post #39

Super Membro
Ícone do grupo

bom, esse final de semana fizemos um paredão normal de terra, só empurrando a terra! ficou muito bom, a dica:

só empurramos a terra pra tras, e apoiamos um tronco atras pra segurar a terra, e botamos um pouco de terra e umas estacas pra segurar o tronco, foi o paredão mais bonito e o melhor que já fizemos! mto bom mesmo. Em quantos nós estavamos? 3 debaixo de chuva fuçando!
PM Email Poster  
+Quote Post
fernandoxxr
post 27/02/2011 - 20:31
Post #40

Membro Avançado
Ícone do grupo

Membro N°: 18.806

eae galera vou falar aqui por experiencia propria ,eu e alguns amigos fizemos uma rampa de madeira e ficou show de bola!!!ela joga direitinho e nem deu muito trabalho para fazer,o problema e que sexta fui dar umas rampadas e logo ja peguei a enxada e arrumei a trilha e a recpçao demorou muiitooo.,e no final dei aquela checada rapida na rampa,e logo ja fui e nao deu outra a rampa afundou no meio e eu tava com muita velocidade e tipo a bike paro de uma vez mas mesmo assim a bike passo da rampa e nem conseguir atrevessar o duplo,resultado o quadro foi pro lixo(ja tinha q ta la a muito tempo)e so nao machuquei pois tava com equipamentos e nem cheguei a cair logo ejetei,galera e muito melhor fazer rampas de terra, mesmo que de mais manutençao,mas tambem to começando nisso ai talvez fizemos algo errado, mas sempre vale esas liçoes,!ai umas fotos minhas dessa rampa antes.
http://www.pinkbike.com/photo/5794855/
http://www.pinkbike.com/photo/5794931/
http://www.pinkbike.com/photo/5901749/
PM   
+Quote Post
Mock
post 02/03/2011 - 10:17
Post #41

Super Membro
Ícone do grupo

Eu sei que não é o assunto do tópico, mas eu tô com uma dúvida que me intriga a semanas, e pra não ficar abrindo tópicos a toa, aqui é o melhor lugar , lá vai:

Tem como fazer uma pista meio que hibrída? Tipo um 4x + Freride? e ememdar em um Pump Track?Dirt Jump com Sloopstyle? Algo que aproveite bem o terreno e a bike.

Valeus e T+
PM Email Poster  
+Quote Post
yvens
post 02/03/2011 - 10:53
Post #42

RAWR!
Ícone do grupo

De: Niterói, Rio de Janeiro
Membro N°: 19.170

QUOTE(Mock @ 02/03/2011 - 10:17) *
Eu sei que não é o assunto do tópico, mas eu tô com uma dúvida que me intriga a semanas, e pra não ficar abrindo tópicos a toa, aqui é o melhor lugar , lá vai:

Tem como fazer uma pista meio que hibrída? Tipo um 4x + Freride? e ememdar em um Pump Track?Dirt Jump com Sloopstyle? Algo que aproveite bem o terreno e a bike.

Valeus e T+

Eu não sou track builder mas acredito que tudo seja possível!
Tenho um terreno para construir umas vias de Freeride e uma delas vai bifurcar entre a continuação do FR e as rampas de DJ!
Acho que vai dar um trabalho maior para manter o 'flow' da trilha! Sei lá, acertar a distância entre as coisas pela velocidade e coisas do gênero..
PM   
+Quote Post
Ballistic_DH
post 02/03/2011 - 11:44
Post #43

Super Membro
Ícone do grupo

Acho que vai dar um trabalho maior para manter o 'flow' da trilha! Sei lá, acertar a distância entre as coisas pela velocidade e coisas do gênero..

isso mesmo, mas é tentativa e erro cara, quando vê ja ta tudo perfeito.
PM Email Poster  
+Quote Post
Ballistic_DH
post 02/03/2011 - 11:46
Post #44

Super Membro
Ícone do grupo

nós tivemos o mesmo trabalho na nossa pista aqui da cidade, foi o mesmo problema. Muita "tentativa e erro" até acertar a distancia de tudo, mas hj ta tudo perfeito e a pista ta aberta ao publico! ainda faltam uns detalhezinhos minusculos, mas ja da pra andar! esse findi nós terminamos
PM Email Poster  
+Quote Post
Mock
post 02/03/2011 - 12:00
Post #45

Super Membro
Ícone do grupo

QUOTE(yvens @ 02/03/2011 - 10:53) *
Eu não sou track builder mas acredito que tudo seja possível!
Tenho um terreno para construir umas vias de Freeride e uma delas vai bifurcar entre a continuação do FR e as rampas de DJ!

Eu fiz essa pergunta, pois na cidade vizinha aqui, tem um terreno da prefeitura show de bola, que é usado como um galpão (sem a presenção de nenhum tipo de vegetação nativa...capim não conta hehehe...), é de frente da praia, ao lado do centro histórico e turístico da cidade. É uma bela área,hoje quando eu for pra faculadade, vou tirar uma foto e postar aqui (se a chuva deixar). Na cidade onde eu moro, 85% está dentro do parque estadua, os outros 15% que restaram, entre 7% a uns 9% está ocupado (casas, etc.), o que sobrou, a prefeitura está recuperando, são áreas de morro e distantes. Tem lugares que ficam muito longe e tals, ai não vira. Um dos poucos terrenos legais que tinha por aqui, a prefeitura está construindo um centro esportivo (nada de bikes ou skates por enquanto).

A cidade vizinha acaba sendo mais viável, pois é bem maior em termos de área. Tenho um professor de direito, que é o secretário do Meio Ambiente lá, e ele pode ajudar (só preciso conversar e mostrar a idéia/projeto). Tô pensando em coletar assinaturas (deixar em bikeshops nas duas cidadfes) para ver se ajuda, e escrever um projeto. Eles estão mexendo em uma outra parte mais afazrada da praça (reurbanizando), seria a oportunidade perfeita. Por isso da pista hibrída.

Valeus T+
PM Email Poster  
+Quote Post
netoone
post 03/11/2013 - 00:39
Post #46

Super Membro
Ícone do grupo

De: Ibaiti/Pr
Membro N°: 30.601

Ressucitando o topico !

Ai galera alguem sabe onde tem para comprar aquelas estacas que tem nas pistas da World cup ? Para segurar a fita .

Por exemplo essa > https://imageshack.com/i/0ka8xjj

PM Email Poster  
+Quote Post
Bruno #86
post 03/11/2013 - 11:38
Post #47

Solta o freio Pangaré
Ícone do grupo

Membro N°: 31.328

ja pensou em usar o bom e velho cabo de vassoura net?

custa 2,50 a unidade aqui na minha cidade...
PM   
+Quote Post
Tiago F
post 03/11/2013 - 14:37
Post #48

Super Membro
Ícone do grupo

De: Taquara RS
Membro N°: 22.615

Da pra fazer com a famosa ripa... Madeira de 3... 4 centimetros quadrados!
PM Email Poster  
+Quote Post

Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline