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> [COMPARA??O] Cassete (XT) 11-32 ou 11-34, pros e contras
fabitus
post 05/03/2007 - 00:36
Post #1


Fabitus Racing
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galera, faz trocentros anos que uso 11-34...

vcs tamb?m?

qual seu ponto de vista???

bem...o meu...?....por que tem 1 mais leve, ehheehhehe

mas.....ser? que daria um pau a mais com 32???? that?s the question!!!
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Bikerock
post 05/03/2007 - 07:31
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Eh questao de gosto mesmo

para coroas 22-32-44 eu prefiro 11-32...
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Caco
post 05/03/2007 - 08:44
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T? no mesmo dilema , tb entra ai o Sram 970 na duvida , qual?
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tabira
post 05/03/2007 - 08:45
Post #4


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Aqui em Itabira o melhor seria 11-34 (? lugar pra ter morro viu)
Mas eu uso e prefiro 11-32
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GuNKiLLaH
post 05/03/2007 - 10:19
Post #5


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11-32 - Maratona
11-34 - Cross Crountry
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Samer
post 05/03/2007 - 10:32
Post #6


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Fabitus... eu j? usei os dois... e gosto dos dois... a impress?o que eu tinha era que com o 34 eu acabava for?ando mais... e deixava a 34 s? para emerg?ncia...

Atualmente uso 11x32, mas a principal difren?a que noto ? que uso o 32 direto heheheh ... talvez porque 34 era muito reduzida... ent?o preferia ficar na 8... for?ando um pouco mais...

Note que ao contr?rio do que muitos imaginam... n?o muda apenas a ?ltima rela??o... e variam conforme a marca...


No caso do XT:
11-12-14-16-18-21-24-28-32
11-13-15-17-20-23-26-30-34
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Mtbtaquari
post 05/03/2007 - 11:05
Post #7


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quanto d? de diferen?a de peso, 10g?
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Samer
post 05/03/2007 - 11:17
Post #8


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no XT e no PG980 dava 30g... no XTR deve ser menos... tavez perto dos 10g...
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stump
post 05/03/2007 - 11:38
Post #9


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o negocio pra mim na e a diferen?a de peso e sim o escalonamento das marchas, no 11/34 eu perco v?rios pinh?es que sao importantes para mim como por exemplo o 12 e 16, pular do 11 pro 13 ? um saco. pra mim a melhor rela?ao que ja tive foi do xtr 96, era 46/34/24 e 11/30 atras, 8v. agora uso 11/32 com 44/34/22.

se voce pega MUITA subida t?cnica e longa, onde pedalar sentado ? melhor, e gosta de girar, vai de 34t.
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fabitus
post 05/03/2007 - 11:44
Post #10


Fabitus Racing
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QUOTE
No caso do XT:
11-12-14-16-18-21-24-28-32
11-13-15-17-20-23-26-30-34

ae Dr, quem sabe sabe... a relacao ? totalmente diferente....valeu pela tabelinha...

QUOTE
11-32 - Maratona
11-34 - Cross Crountry

basicamente tem sentido, mais velocidade e menos retomada....mas no Power uma 34 vai bem n?, rsrsrsrsrs

giro X for?a....e agora...o que sou melhor? nem eu sei, rsrsrsrs

PS: pelamordedeus, a diferen?a de peso entre 32 e 34 nao me preocupa, o que precoupa ? pegar um LX mais de 100 g mais pesada, ehehehheheh

no meu caso sram nao vai rolar...nem aquela vermelhinha nao....
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Iury-ES
post 05/03/2007 - 12:14
Post #11


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Eu gosto de 46-34-24 com cassete 12-34, mas acho q hoje 12-34 s? XTR. Se t? sobrando perna pega o 32, mas o 34 d? aquela ajuda quando vc j? est? pra l? de cansado...
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SURFER
post 05/03/2007 - 16:38
Post #12


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Gosto do 34 pra subir com a coroa do meio, tem muita gente que acaba tendo que colocar coroinha justamente por n?o ter o 34.
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GuNKiLLaH
post 05/03/2007 - 16:52
Post #13


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QUOTE(SURFER @ Mar 5 2007, 04:38 PM) [snapback]104523[/snapback]
Gosto do 34 pra subir com a coroa do meio, tem muita gente que acaba tendo que colocar coroinha justamente por n?o ter o 34.

E ? exatamente por isso que a coroinha esta ali, para ser usada, quer ver tu mudar pra 11-32???

1 - Pra voc? que treina de speed, o cassete 11-32 ? mais cadenciado que o 11-34, ou seja, o 11-34 tem maior espa?o entre as marchas, ja o 11-32 ? mais parecido com o cassete de speed, ou seja, as mudan?as de marchas n?o s?o muito bruscas.

2 - ? mais leve

3 - ? mais bonito (opini?o pessoal)

4 - Se tu ta t?o forte pra subir tudo de coroa do meio, tira a coroinha, afinal ela ta ali pra ser usada quando a coisa aperta, o que n?o ? muito incomum no nosso pais.




P.S: Porque a galera tem preconceito com a coroinha????? Royo e Brigilo s?o assim tamb?m.
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fabitus
post 05/03/2007 - 17:03
Post #14


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QUOTE
P.S: Porque a galera tem preconceito com a coroinha????? Royo e Brigilo s?o assim tamb?m.

usei coroinha numa puta subida lonnnga.....nao sei se perdi tempo ou se deixei de afogar se fosse na do meio...


QUOTE
as mudan?as de marchas n?o s?o muito bruscas.


NO NO NO BABY, NO NO NO YOU GONE CRY!!!

11 (1) 12 (2) 14 (2) 16 (2) 18 (3) 21 (3) 24 (4) 28 (4) 32

11 (2) 13 (2) 15 (2) 17 (2) 20 (3) 23 (3) 26 (4) 30 (4) 34

MUDA S? UMA ? IRRELEVANTE!!! SHIMANO V?IO!!!

seria legal comprar uma 11-32 pra testar, afinal j? tenho 2 11-34, mas usadas n?....
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fatboy
post 05/03/2007 - 17:03
Post #15


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11-34 rules!!!! the best!!!
volant?o full time!!!
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GuNKiLLaH
post 05/03/2007 - 17:19
Post #16


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QUOTE(fabitus @ Mar 5 2007, 05:03 PM) [snapback]104527[/snapback]
MUDA S? UMA ? IRRELEVANTE!!! SHIMANO V?IO!!!


Irrelevante? hahah vai andar de single-speed ent?o.
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stump
post 05/03/2007 - 19:58
Post #17


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o ruim de subir "at? onde der" na coroa do meio, ? que quando vc ta ja moendo, e vai descer pra coroa pequena, pode acontecer de voce nao conseguir aliviar na pedalada na troca da marcha e ocorrer o famoso chain suck, a? ja viu, desce da bike, suja as m?o todas de graxa e etc.... alem disso, pedalando na coroa do meio com a ?ltima catraca gasta muito mais a rela?ao do que se vc tivesse na coroa pequena com uma catraca menor. e nao me venha com essa de que sempre da pra aliviar na troca de marchas que eu quero ver neguinho aliviar num subid?o com inclina?ao de 15? de cascalho....
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coelhomd
post 05/03/2007 - 21:24
Post #18


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Eu curto meu 12-34 sem queixa nenhuma, na real na trilha nem uso a de 12 dentes... e sinto uma diferen?a bem pequena na cadencia quando mudo de marcha em marcha, uma transi??o super suave pra quem ta sempre pedalando.

Agora se voces usam estrada, um 11 dente ia cair bem, por isso na minha 'asfalteira' vicini tenho um 11-34

Ops, e eu adoro coroinha, inclusive tava com uma de 20 dentes e dava risada nas subidas longas.
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GuNKiLLaH
post 05/03/2007 - 22:28
Post #19


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Ja peguei mais de uma vez em provas ou treinos, descidas que o 44-11 n?o tem mais tra??o, at? uns 57 58 km/h vai, depois disso, pfffffff s? se for pra brincar de ventilador.

E eu to com STUMP, CHEGA de preconceito com a coroinha.




"Eu subo de bozolina, mas eu subo primeiro"
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Bikerock
post 06/03/2007 - 07:39
Post #20


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Eu nao acho que um cassete 32 fa?a vc usar tanto a coroinha assim... eu tambem concordo que a coroinha eh feita pra ser usada... gente com esse perfil que o stump falou eh gente que nao sabe o basico de trocas de marcha...

usar um cassete que fa?a vc passar a usar MUITO mais a coroinha nao vale a pena, como tem gente querendo colocar cassete de speed pra XC com o intuito de aliviar peso... as trocas de marchas da coroa do meio pra coroinha e da coroinha pra do meio sao mais criticas na minha opiniao... mesmo vc estando com um equipamento top sempre corre o risco de acontecer algum chainsuck ou da corrente cair no quadro (mesmo se tratando de um ciclista experiente em cadencia e trocas de marcha)... mas isso na minha opiniao nao vai passar a acontecer simplesmente quando um ciclista optar por um cassete 32
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Samer
post 06/03/2007 - 09:40
Post #21


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Bom... eu uso direto 22x32 heheheheheh... mas muita gente que pedala comigo n?o usa a coroinha como se fosse um "desafio" extra... eu j? acho que isso nem bem faz ao joelho n?... mas sabe como ?... eu pedalo just for fun...

Quanto ? 44x11 tamb?m acho necess?rio... quem n?o gosta de dar aquele g?s num estrad?o hehehe...
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GuNKiLLaH
post 06/03/2007 - 11:30
Post #22


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QUOTE(Samer @ Mar 6 2007, 09:40 AM) [snapback]104673[/snapback]
Quanto ? 44x11 tamb?m acho necess?rio... quem n?o gosta de dar aquele g?s num estrad?o hehehe...


O caminho ? mais curto com 44-11.





E o sprint ? muito mais interessante.
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SURFER
post 06/03/2007 - 13:41
Post #23


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Galera, nao tenho nada contra a corinha n?o, uso sem o menor preconceito. S? lembrei vcs que trocar pra uma marcha mais leve no cassete ? muito mais pratico e r?pido que descer pra coroinha, s? isso. wink.gif
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Silvio_MtBB
post 06/03/2007 - 15:29
Post #24


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QUOTE(SURFER @ Mar 6 2007, 01:41 PM) [snapback]104721[/snapback]
Galera, nao tenho nada contra a corinha n?o, uso sem o menor preconceito. S? lembrei vcs que trocar pra uma marcha mais leve no cassete ? muito mais pratico e r?pido que descer pra coroinha, s? isso. wink.gif


Uma vez li na Mountain Bike Action uma s?rie de dicas e uma delas era exatamente o oposto a isso. Recomendavam usar o cassete na engrenagem do meio e fazer as mudan?as na coroa. Afinal uma mudan?a de coroa equivale a mudar 4 ou 5 marchas no cassete. As mudan?as de marcha no cassete ficariam apenas para um ajuste fino da rela??o.

Vamos agora ?s opin?es divergentes. Quem concorda e quem discorda?
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Linos
post 06/03/2007 - 15:56
Post #25


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QUOTE(Silvio_MtBB @ Mar 6 2007, 03:29 PM) [snapback]104742[/snapback]
Uma vez li na Mountain Bike Action uma s?rie de dicas e uma delas era exatamente o oposto a isso. Recomendavam usar o cassete na engrenagem do meio e fazer as mudan?as na coroa. Afinal uma mudan?a de coroa equivale a mudar 4 ou 5 marchas no cassete. As mudan?as de marcha no cassete ficariam apenas para um ajuste fino da rela??o.

Vamos agora ?s opin?es divergentes. Quem concorda e quem discorda?


Concordo!

Quando pedalo de rigidera pela cidade, basicamente fa?o isso. Deixo em 5 ou 6V atr?s e coro?o. Quando pego um sem?foro ou tenho que diminuir a cad?ncia, coroa do meio. S? uso c?mbio T pro tal ajuste fino mesmo.

Em trilhas ? poss?vel isso, desde que n?o tenhamos muitas subidas ou mudan?as bruscas de velocidade, caso contr?rio, ? melhor coroinha e coroa meio. N?o entendo esse preconceito contra coroinha tamb?m, e na boa, 22 x 34 s? se for a mega pirambeira e sem tra??o hein? Dif?cil usar isso.
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GuNKiLLaH
post 06/03/2007 - 15:59
Post #26


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QUOTE(Silvio_MtBB @ Mar 6 2007, 03:29 PM) [snapback]104742[/snapback]
Uma vez li na Mountain Bike Action uma s?rie de dicas e uma delas era exatamente o oposto a isso. Recomendavam usar o cassete na engrenagem do meio e fazer as mudan?as na coroa. Afinal uma mudan?a de coroa equivale a mudar 4 ou 5 marchas no cassete. As mudan?as de marcha no cassete ficariam apenas para um ajuste fino da rela??o.

Vamos agora ?s opin?es divergentes. Quem concorda e quem discorda?


Eu nunca tinha pensado nisso Silvio, em circuito eu nunca fiz isso, mas realmente em maratonas eu tenho feito isso, mas inconscientemente, mas da coroa do meio pra coroinha eu nunca passei, mas faz muito mais sentido voc? mudar na frente antes de mudar atr?s, afinal, se voc? vem numa reta e vai subir, primeiro coloca na coroinha e ai AFINA nas marchas traseiras, se voc? mudar atr?s primeiro e depois precisar da coroinha, voc? vai ter que mudar de marcha 3 vezes em vez de 2.

Vou usar isso mais, muito construtiva a dica.
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fabitus
post 06/03/2007 - 16:22
Post #27


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QUOTE
22 x 34 s? se for a mega pirambeira e sem tra??o hein? Dif?cil usar isso.

aqui quassse precisava, SUBIDA INCLINADA, SOL FORTE, CASCALHO SOLTO (NO TOPO) E FIM DE CORRIDA, A 10 METROS DA CHEGADA...




eu subi de coroinha e terceira 22-26 N?.......com for?a e giro....E L?GICO ULTRAPASSEI UNS 2 QUE EMPURRAVAM....

ainda cheguei l? em cima e dei um berro pra galera, eheheheh

FODA ? ERRAR MARCHA, PEDALAR EM FALSO E PERDER O EMBALO...ODEIO ERRAR MARCHA EM CURVA DE SUBIDA....

NO TREINO TAMB?M ULTRAPASSEI >>>>>>>>>DE COROINHA<<<<<<<<<<< NEGUINHO QUE SE MATAVA NA MARCHA DO MEIO, XUPETA!!!!

ALI?S, PRA QUE TU TEM BIKE ""27"" MARCHAS??? PELO MENOS 23/24 MARCHAS D? PRA USAR SOSSEGADO SEM CRUZAR A CORRENTE...
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Silvio_MtBB
post 06/03/2007 - 16:25
Post #28


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QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 6 2007, 03:59 PM) [snapback]104750[/snapback]
Eu nunca tinha pensado nisso Silvio, em circuito eu nunca fiz isso, mas realmente em maratonas eu tenho feito isso, mas inconscientemente, mas da coroa do meio pra coroinha eu nunca passei, mas faz muito mais sentido voc? mudar na frente antes de mudar atr?s, afinal, se voc? vem numa reta e vai subir, primeiro coloca na coroinha e ai AFINA nas marchas traseiras, se voc? mudar atr?s primeiro e depois precisar da coroinha, voc? vai ter que mudar de marcha 3 vezes em vez de 2.

Vou usar isso mais, muito construtiva a dica.


Eu fa?o algo pr?ximo a isso tamb?m. Quando mudo a coroa v?rias vezes ajusto o cassete tamb?m. Por exemplo, estava de coroa maior com um rela??o mais leve e sinto que irei precisar de mudar a coroa do meio, ent?o mudo 2 ou 3 marchas atr?s e passo pra coroa do meio, de maneira que a rela??o fique pr?xima a anterior mas eu ainda tenha mais marchas dispon?veis para o terreno que vem pela frente, no caso seria um aclive.

Ent?o o que eu tinha feito ? igual ao recomendado na revista. Antes tinha acertado a rela??o com mudan?as no cassete para adequar ? coroa que estava usando, ao sentir a necessidade de mudar a coroa retornei a engrenagem do cassete para mais pr?xima do meio, ou pr?xima a uma raz?o de desmultiplica??o obitada com a rela??o anterior.

Consegui explicar ou enrolou ainda mais?
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GuNKiLLaH
post 06/03/2007 - 16:46
Post #29


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Fabitus isso era a chegada do Sampabikers???? Que subidinha loca. Tipico lugar que voc? deve jogar a bike nas costas e subir correndo pela grama.

Vencer ? vencer, n?o importa se por 1 km ou 1 centimetro.
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orangeoyster
post 06/03/2007 - 17:04
Post #30


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com a relacao 44/32/22 na frente eu prefiro muito mais o 11-32

eu sou um "smasher", gosto de usar relacao mais pesada e rpm menor.
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coelhomd
post 06/03/2007 - 21:40
Post #31


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QUOTE(fabitus @ Mar 6 2007, 05:22 PM) [snapback]104755[/snapback]
aqui quassse precisava, SUBIDA INCLINADA, SOL FORTE, CASCALHO SOLTO (NO TOPO) E FIM DE CORRIDA, A 10 METROS DA CHEGADA...


Nesses cascalhos a? uma marcha leve ? patinada garantida, ali acho que uma marcha mais pesada e um g?s extra seriam a melhor combina??o, pra passar esse trecho mais embalado do que pedalado.
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GuNKiLLaH
post 06/03/2007 - 23:54
Post #32


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QUOTE(coelhomd @ Mar 6 2007, 09:40 PM) [snapback]104821[/snapback]
Nesses cascalhos a? uma marcha leve ? patinada garantida, ali acho que uma marcha mais pesada e um g?s extra seriam a melhor combina??o, pra passar esse trecho mais embalado do que pedalado.


Poxa e HAJA embalo, tipo uns 70km/h pra subir isso dai no embalo.
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Bikerock
post 07/03/2007 - 12:43
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o que a revista falou pode ateh ser interessante... mas soh pra uso em passeios mesmo

Corrida eh outra historia.... mudan?as de coroas gastam mais tempo e as chances de dar merda nas mudan?as sao mto maiores... to falando em CORRIDA, qualquer uso diferente disso nao tem nenhum fundamento isso que eu to dizendo...

voces podem ver quando alguem posta a foto da bike de algum pro... como os caras usam artificios pra deixarem o coroao "grudado" no chainstay ... isso porque eh mto comum nas corridas os atletas usarem relacoes como 44x32 ou 44x34... quem aqui estah num nivel mais avan?ado sabe mto bem o que eu estou falando...
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Ava2
post 07/03/2007 - 12:53
Post #34


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Eu sempre usei 22-32-44 com 11-32 e sempre me dei mto bem,uso na subida 44 com a terceira ou quinta marcha(subida um pouco mais curta) .Agora troquei do Xc para o freeride faz 2 anos,estou com uma dabomb xlr-8r e uso o pedivela com tr?s coroas ainda,o curioso ? que a combin??o da terceira coroa(44) com a terceira marcha(24) fica sempre pronta para dar um sprint,ou ent?o dar um impulso no pulo,tipo vc sempre fica preparado.Estou em d?vidas se coloco um pedivela double da truvativ,mas acho q vou continuar com o meu deore octalink,flw!
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Samer
post 07/03/2007 - 15:08
Post #35


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QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 6 2007, 11:54 PM) [snapback]104842[/snapback]
Poxa e HAJA embalo, tipo uns 70km/h pra subir isso dai no embalo.



Porra Gun... para de assoprar vai... daqui a pouco estoura o saco da cara heheheh...

Embora ?bvio... o lance do embalo... concordo com o Coelho... 22x32 n?o passa... quer dizer... s? com malabarismo e neguinho empurrando chega primeiro hehehe...
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GuNKiLLaH
post 07/03/2007 - 21:36
Post #36


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QUOTE(Bikerock @ Mar 7 2007, 12:43 PM) [snapback]104918[/snapback]
voces podem ver quando alguem posta a foto da bike de algum pro... como os caras usam artificios pra deixarem o coroao "grudado" no chainstay ... isso porque eh mto comum nas corridas os atletas usarem relacoes como 44x32 ou 44x34... quem aqui estah num nivel mais avan?ado sabe mto bem o que eu estou falando...


2 espa?adores do lado do esquerdo biggrin.gif

Ja tentei usar, mas fica estranho, n?o fica muito legal n?o, ao menos eu n?o gostei.

QUOTE(Samer @ Mar 7 2007, 03:08 PM) [snapback]104950[/snapback]
Porra Gun... para de assoprar vai... daqui a pouco estoura o saco da cara heheheh...

Embora ?bvio... o lance do embalo... concordo com o Coelho... 22x32 n?o passa... quer dizer... s? com malabarismo e neguinho empurrando chega primeiro hehehe...

22-32 s? se usa em condi??es ingremes pacas e olhe l?, fica mole demais, ao menos em uma competi??o eu nunca usei isso, n?o quando estivesse razoavelmente treinado.
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Royo
post 07/03/2007 - 22:19
Post #37


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eu prefiro 11x34... pois uso mais a coroa do meio do q a coroinha.. ai d? pra usar 32x34 .. fica melhor q 32x32..

mas n?o tenho nada contra coroinha n?o.. se for preciso uso na boa... mas tudo depende da subida e da velocidade.. j? fiz alguns testes e em diversos casos com uma rela??o mais pesada eu mantenho uma velocidade maior.... mas tem casos q a coroinha ? essencial...

mas isso tb depende muito do estilo de pedalada q cada um tem.. eu rendo melhor com marcha mais pesada.. ja?um camarada meu (Leandro) anda melhor girando bastante.. qdo fazemos treinos juntos eu tenho q usar pelo menos 1 marcha mais pesada q ele pra manter o mesmo ritmo.. pois eu costumo pedalar com cadencia entre 80 e 90 rpm e ele anda sempre acima dos 100rpm.
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Loureto
post 07/03/2007 - 22:29
Post #38


asdf
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QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 7 2007, 09:36 PM) [snapback]105020[/snapback]
Ja tentei usar, mas fica estranho, n?o fica muito legal n?o, ao menos eu n?o gostei.
22-32 s? se usa em condi??es ingremes pacas e olhe l?, fica mole demais, ao menos em uma competi??o eu nunca usei isso, n?o quando estivesse razoavelmente treinado.


Eu tbm acho que a combina??o cruzada 44-32 ou 44-30.. a pedalada n?o rende bem...

compensa mais diminuir pra coroa do meio e baixar umas duas...

Qtoa ao 22-32 ou 34 eu acho que vc vai pedir 36ou 38 quando subir a pedra do cora??o... ? subida insana aquela....


QUOTE(Royo @ Mar 7 2007, 10:19 PM) [snapback]105028[/snapback]
mas isso tb depende muito do estilo de pedalada q cada um tem.. .


Concordo....

mas acho que pra trip pra mim ? melhor 32... apesar q com 34 vc tem uma amplitude maior antes de colocar a coroinha...
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Silvio_MtBB
post 07/03/2007 - 23:11
Post #39


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Pra quem quer brincar pegue o arquivo RELACOESDEMARCHAS.xls.

Nesse arquivo est? a rela??o entre as diversas coroas e as engrenagens do cassete, inclusive uma pequena compara??o de rela??es entre um cassete 11-34 e outro 11-32.

Os n?meros nos quadros s?o o resultado da divis?o do n?mero de dentes da coroa pelo n?mero de dentes do cassete. O que isso quer dizer? Indica o n?mero de voltas que o casete d? (e consequentemente a roda) para cada volta dada pela coroa.

Quanto maior o n?mero mais pesada a marcha e mais r?pido a bicicleta ir? andar. Obviamente quanto menor o n?mero mais leve a marcha.

Vamos ver a que conclus?es o pessoal chega.
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GuNKiLLaH
post 08/03/2007 - 00:31
Post #40


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Mas Silvio, segundo essa tabela a marcha a marcha 9 ? mais pesada que a 10, mas vai pedalar na 9 e ver como fica a corrente, tipo, algumas marchas s?o impraticaveis. A bike de fato tem 27 marchas, mas voc? tem que excluir algumas se quiser seus dentes e equipamento inteiros no final do rol?.

Compreendo que a tabela ? para fins "matematicos" apenas

Voc? pode at? usar, eu uso, TUDO na coroa do meio e na maior, agora na coroinha eu s? uso da 5 pra baixo e eu leio as marchas diferente, n?o acho que quando voc? muda da 9 pra 10 ? passar da coroinha pra coroa do meio e colocar na 1 no cassete.


Ou seja, pra simplificar, a minha marcha 9 e a 10 n?o s?o as marchas que mostram nessa tabela.

N?o existe NUMERO de marcha, existe a marcha que vai prestar ali na hora.


E eu devo ser uma besta, mas qual conclus?o se tira dessa tabela, afinal????
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Silvio_MtBB
post 08/03/2007 - 00:36
Post #41


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QUOTE(GuNKiLLaH @ Mar 8 2007, 12:31 AM) [snapback]105053[/snapback]
Mas Silvio, segundo essa tabela a marcha a marcha 9 ? mais pesada que a 10, mas vai pedalar na 9 e ver como fica a corrente, tipo, algumas marchas s?o impraticaveis. A bike de fato tem 27 marchas, mas voc? tem que excluir algumas se quiser seus dentes e equipamento inteiros no final do rol?.

Voc? pode at? usar, eu uso, TUDO na coroa do meio e na maior, agora na coroinha eu s? uso da 5 pra baixo e eu leio as marchas diferente, n?o acho que quando voc? muda da 9 pra 10 ? passar da coroinha pra coroa do meio e colocar na 1 no cassete.
Ou seja, pra simplificar, a minha marcha 9 e a 10 n?o s?o as marchas que mostram nessa tabela.

N?o existe NUMERO de marcha, existe a marcha que vai prestar ali na hora.
E eu devo ser uma besta, mas qual conclus?o se tira dessa tabela, afinal????


S?o v?rias as conclus?es, quer que eu fale logo? Vou deixar o pessoal dar uma olhada e postar suas opini?es e conclus?es.

Voc? viu o gr?fico na planilha GRAF1? S? tem que tirar a linhas de grade secund?rias, saiu a? sem querer.
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GuNKiLLaH
post 08/03/2007 - 00:49
Post #42


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Bem deixa a galera falar ai, mas eu acho que ja chegamos a maioria das conclus?es durante o topico.
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fabitus
post 08/03/2007 - 01:12
Post #43


Fabitus Racing
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QUOTE
Tipico lugar que voc? deve jogar a bike nas costas e subir correndo pela grama.

v?io, isto ? o efeito Ermida....IMAGINA EU COM OS JOELHOS ESTOURADOS...COMO IA ANDAR NUMA PARADA DESTAS...NO WAY....COROINHA RULES!!!


QUOTE
eu sou um "smasher", gosto de usar relacao mais pesada e rpm menor.

COOL OYSTER, EU TAMB?M SOU ASSIM, MAS NO URBAN, POIS NO XC O NEGOCIO ? MAIS GIRO E MENOS FOR?A...



QUOTE
coroao "grudado" no chainstay ... isso porque eh mto comum nas corridas os atletas usarem relacoes como 44x32 ou 44x34... quem aqui estah num nivel mais avan?ado sabe mto bem o que eu estou falando...

? ROCK, SE T? LIGADO, AS FOTOS DO HERMIDA EM REVISTA ? TUDO COROAO E PRIMEIRA (carinha de espanto)

mas...isto s? ? poss?vel com relacao top e acerto de espa?adores no pedevela....a? d? pra abusar e torcer a corrente, senao..? estalo na certa...



QUOTE
2 espa?adores do lado do esquerdo

vixi, a? j? desregulou tudo as pernas....

DEI UM UP NO MEU PEDEVELA ONTEM...

um espacador 2,5 mm do lado esquerdo
2 espacadores 2,5 mm do lado direito

IGUAL A SHIMANO RECOMENDA!!!! s? falta a relacao nova agora, rsrsrsr

QUOTE
mas isso tb depende muito do estilo de pedalada q cada um tem

ISTO DEPENDE SE REGULA NO BIKE FIT...MINHAS MEDIDAS FORAM ADEQUADAS PREVILEGIANDO O GIRO DO QUE A FOR?A...


QUOTE
Ou seja, pra simplificar, a minha marcha 9 e a 10 n?o s?o as marchas que mostram nessa tabela

ANDEI NO SAMPA BIKER COM RAPID "SEM VISOR", POIS QUEBROU....NAO SENTI FALTA NENHUMA, NEM ME LEMBRO DE OLHAR NO CASSETE....

>>>>>>>>>TEM QUE SENTIR A BIKE SEM PRECISAR VE-LA<<<<<<< assim como trocar de marcha no carro com o barulho do motor...


QUOTE
Vamos ver a que conclus?es o pessoal chega

? COMO VOLTAR A ?POCA DA FACUL E CALCULAR A REDUCAO DE MARCHAS DE UM MOTOR PARA UMA ROTACAO ESPECIFICA....QUE GOSTOSO!!!

VEJA O AUMENTO DO GIRO DOS MOTORES COM 11-34

AILVIO, TEM UM PAU NA SUA PLANILHA, A ULTIMA LINHA NAO CONFERE...
11/32 11/34
1 0.688 0.647 6%
2 0.786 0.733 7%
3 0.917 0.846 8%
4 1.048 0.957 10%
5 1.222 1.100 11%
6 1.375 1.294 6%
7 1.571 1.467 7%
8 1.833 1.692 8%
9 2.000 2.000 0%
10 1.000 0.941 6%
11 1.143 1.067 7%
12 1.333 1.231 8%
13 1.524 1.391 10%
14 1.778 1.600 11%
15 2.000 1.882 6%
16 2.286 2.133 7%
17 2.667 2.462 8%
18 2.909 2.909 0%
19 1.375 1.294 6%
20 1.571 1.467 7%
21 1.833 1.692 8%
22 2.095 1.913 10%
23 2.444 2.200 11%
24 2.750 2.588 6%
25 3.143 2.933 7%
26 3.667 3.385 8%
27 4.000 4.000 0%
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Silvio_MtBB
post 08/03/2007 - 10:12
Post #44


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QUOTE(fabitus @ Mar 8 2007, 01:12 AM) [snapback]105058[/snapback]
? COMO VOLTAR A ?POCA DA FACUL E CALCULAR A REDUCAO DE MARCHAS DE UM MOTOR PARA UMA ROTACAO ESPECIFICA....QUE GOSTOSO!!!

VEJA O AUMENTO DO GIRO DOS MOTORES COM 11-34

AILVIO, TEM UM PAU NA SUA PLANILHA, A ULTIMA LINHA NAO CONFERE...


Onde t? dando pau? N?o achei o erro.
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Forsaken
post 08/03/2007 - 11:20
Post #45


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ser? que teremos de postar fotos para que se coven?am de usar 11-34? rsrsrsr
dependendo do terreno e sua inclina??o, mais importante que a rela??o pra dar tra??o, precisa de um cabloco concentrado e bem cal?ado de pneus...
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gatti
post 08/03/2007 - 11:21
Post #46


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Vamos ver a que conclus?es o pessoal chega.
[/quote]


Pra mim parace bastante ?bvio. Me corrige se eu estiver errado:

Um cassete 11-34, exceto nas rela??es com a 11 ( 22-11, 32-11 e 44-11 ) ir? sempre ser um pouco mais leve que um cassete 11-32 para uma mesma marcha , neste caso privilegiando pessoas com maior giro. Dito isso para uma mesma marcha voc? tem duas op??es pra manter a mesma velocidade aumentar o giro ou passar pra uma marcha maior e reduzir o giro, da? vai do gosto de cada um.
Pegue a marcha 13 com valores de 1524 ( 11-32 ) e 1391 ( 11-34 ). Se voc? costuma usar um giro alto ir? compensar o fato de esta rela??o ser um pouco mais leve na 11-34 que na 11-32. Se voc? quiser uma mais pesada v? pra 14 ( 1600, maior que 1524 ) e reduza um pouco o giro.

A minha opini?o pessoal ? que estes ajuste podem ser feito tranquilamente sem preju?zo algum e que o cassete 11-34 tem a vantagem de se poder usar uma rela??o bem leve em determinada situa??o, uma subida bastante longa e ?ngrime quando voc? j? t? meio esgotado fisicamente. Vale lembrar que nestes casos empurrar a bike sempre dispende mais energia e tempo.
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GuNKiLLaH
post 08/03/2007 - 12:52
Post #47


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Mas o cassete 11-34 da GIRO demais! N?o tem nescessidade disso, tem que usar a coroinha e saber deixar a bike pegar tra??o, n?o adianta voc? ser um ciclista que GIRA, nem sempre voc? vai poder girar, as vezes vai precisar fazer for?a e controlar a pedalada pra tracionar.
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Silvio_MtBB
post 09/03/2007 - 00:26
Post #48


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Aquela planilha s? ? a confirma??o num?rica do que aprendemos pedalando. Entretanto novos ciclistas e pessoas leigas n?o se atentam para alguns detalhes mostrados na planilha. Uma an?lise mais profunda te ajuda a conhecer melhor seus equipamentos e a utilizar melhor a sua bicicleta de acordo com suas necessidades e capacidades.

- Existem 27 marchas, mas com algumas combina??es de coroa e catraca voc? obtem a mesma rela??o de marcha ou alguma bem parecida, que na pr?tica acaba se tornando igual
- Essas rela??es parecidas se tornam interessantes quando voc? tem a possibilidade de se antecipar ao terreno a frente e colocar logo na coroa mais apropriada para o trecho seguinte
- A sequ?ncia de marchas n?o ? linear, usando 22/21 voc? j? est? numa rela??o mais pesada que 32/32, ou seja, com a coroinha, a partir da 4 maior catraca voc? j? tem rela??es parecidas com a coroa do meio
- Na coroa menor a diferen?a de rela??o entre as catracas ? menor do que com a coroa do meio, e essa menor do que com a coroa maior
- A diferen?a das rela??es entre as coroas ? outra ferramenta a se utilizar de acordo com a necessidade e com o terreno a frente

Tudo isso parece muito ?bvio, mas parem e pensem sobre seu estilo de pedalada e como uma an?lise das rela??es de marchas pode explicar o seu desempenho ou ajudar a melhorar.

Pra quem gosta de fazer contas ainda d? pra calcular por exemplo a cad?ncia necess?ria para se manter uma determinada velocidade com uma determinada rela??o. Ou o contr?rio, determinar a velocidade de acordo com a rela??o e a cad?ncia. Lembrando que esse valores finais s?o te?ricos, n?o levando em considera??o outros fatores externos.

Ent?o no dia que chover e n?o der pra pedalar fa?am um treinamento diferente, conhe?am a sua bicicleta e o seu estilo de pedalada.
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